Devido à baixa procura dos pais em levar suas crianças para se vacinar, a Secretaria Municipal de Saúde vai fazer busca ativa, de casa em casa, a partir de segunda-feira (26). O trabalho de busca ativa se dará através dos agentes comunitários de saúde que estarão com vacinadores fazendo as visitas. Os primeiros bairros serão Felipe Camarão e Nossa Senhora da Apresentação, onde se concentram os maiores percentuais de crianças na capital, porém todos os distritos sanitários da capital iniciarão a busca ativa na próxima semana.

A iniciativa da SMS Natal acontece pelo fato de apenas 18% das crianças que podem receber a vacina de pólio terem sido vacinadas. “Ainda temos 33 mil crianças que estão com essa vacina descoberta. Então com a busca ativa pretendemos atualizar o calendário vacinal da primeira infância”, acrescenta George Antunes, secretário de Saúde de Natal.

Durante todo mês de setembro, a SMS Natal através do projeto Vacinando com Natal trabalhou a conscientização dos pais para levarem seus filhos para se vacinar. Uma das estratégias adotadas com o Vacinando com Natal foi disponibilizar, a vacina da pólio, nos pontos extras de vacinação que funcionam aos sábados, uma vez que as Unidades Básicas de Saúde funcionam somente nos dias da semana.

“Até o início deste mês tínhamos vacinado 9% das crianças, com o Dia D e com o projeto Vacinando com Natal conseguimos dobrar o número de crianças vacinadas, mas o percentual ainda é muito preocupante, por isso, vamos iniciar a busca ativa”, disse o secretário.

Escolas
Outra estratégia que vai ser adotada pela SMS Natal é a vacinação nas escolas. “Vamos fazer na próxima semana a primeira reunião com a Secretaria de Educação Municipal e definir datas, uma vez que é necessário enviar uma autorização para casa dos alunos onde pais ou responsáveis autorizem a vacinação. Esse processo demora um pouco, mas iremos iniciar e na primeira semana do mês de outubro esperamos vacinar os pequenos”, complementa Antunes.

SERVIÇO

A meta da SMS Natal é vacinar 100% das crianças de zero a menores de cinco anos de idade

Unidades básicas de saúde: 08h às 15h, segunda a sexta com intervalo de almoço

Pontos extras- segunda a sábado:

Via Direta: 09h às 21h
Nélio Dias: 09h às 16h