Com o tema “Bicentenário da Independência, a participação do Exército no processo”, três estudantes da Escola Municipal Cívico-Militar Professora Maria Alexandrina Sampaio, localizada no Pajuçara, venceram o concurso literário promovido pela 7ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, em Natal. Durante a solenidade, realizada no pátio do 7º Batalhão de Engenharia de Combate “Batalhão Visconde de Taunay”, os alunos receberam certificados e os prêmios, e tiveram os textos compartilhados com os convidados presentes. No evento, também ocorreu o desfile e a formatura mensal da guarnição.  

 
Foram premiados os estudantes Alfredo Neto Graciano da Silva, Ana Luiza dos Santos Mendes e Débora Júlia Oliveira da Silva, todos da turma 9º ano C. Débora da Silva, representando os colegas, disse que decidiu participar do concurso para obter no currículo escolar a experiência de conquistar um título de melhor redação e alcançar motivação para entrar nas Forças Armadas. “Me inspirei através das histórias, dos filmes, porque eu achava interessante e procurava saber mais sobre o tema. A importância dessa premiação é um momento que vou guardar sempre. Estou pensando ainda, talvez no próximo ano, em fazer um curso preparatório para ingressar nas Forças Armadas. Tenho mais interesse pelo Exército”, comentou a estudante.   

 
O comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada, Carlos José Rocha Lima, destacou que o concurso literário sobre os 200 anos da Independência do Brasil contou com a participação de diversas escolas. “Nosso concurso literário visa retratar e cultuar os valores e as tradições no nosso país. As escolas conseguiram selecionar redações belíssimas, que aqui foram expostas e os três estudantes destaques estão de parabéns pelo trabalho realizado e o que apresentaram”, elogiou o General Rocha Lima.  

 
A secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, acompanhada das diretoras dos departamentos de Ensino Fundamental e Educação Infantil, Noélia Barbosa e Alderly Façanha, parabenizaram os estudantes. “Eles fizeram redações maravilhosas, muito bem estruturadas e gramaticalmente corretas, mostrando o trabalho da escola como um todo, de professores, do apoio dos militares, que estão fazendo um trabalho sério nas nossas três escolas cívico-militares. O concurso incentiva a escrita e resgata a história da Independência do Brasil e traz à cena, os 200 anos que comemoramos agora e a importância de todo esse percurso histórico que hoje nós estamos vivendo”, ressaltou a professora Cristina Diniz.  

 
O diretor administrativo Jarbas Araújo Dantas, da Escola M. Cívico-Militar Professora Maria Alexandrina Sampaio disse que a convite do Exército, os alunos foram estimulados a escrever sobre a importância do Exército para o Bicentenário da Independência. “E nossa alegria é porque a adesão foi bastante grande. Praticamente todos os alunos do 8º e 9º ano fizeram textos, se interessaram em fazer redações belíssimas. E as três selecionadas foram muito bem elaboradas, recebendo as premiações e é motivo de orgulho para a escola”, destacou o gestor.

 
A assessora pedagógica da SME, Rosângela Holanda, ponto focal das três escolas cívico-militares do município de Natal, comentou que a premiação tem um significado grande a partir do trabalho exemplar que está sendo executado na comunidade educativa da escola Maria Alexandrina. “Desde o planejamento, a integração e da articulação de todos, os alunos estão conseguindo receber todo esse conhecimento e informação para que possam realmente trilhar este caminho e conseguir no futuro os objetivos de realizar os seus sonhos”, finalizou.