Outubro é o mês de conscientização sobre a psoríase, doença de pele que atinge cerca de cinco milhões de pessoas, apenas no Brasil. A Prefeitura do Natal é parceira da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e contribui para esclarecer sobre os sintomas, como procurar o diagnóstico, bem como ajudar a combater o preconceito em relação às pessoas acometidas pela doença.

Para o prefeito Álvaro Dias, o esclarecimento sobre a psoríase pode ajudar no diagnóstico precoce e tratamento correto. “Eu, como médico, sei da importância de se esclarecer e divulgar informações a respeito de doenças que podem ser controladas. A informação é a principal arma para combater enfermidades e manter a população saudável”, disse.

A psoríase é relativamente comum, não contagiosa e tem tratamento. Ela afeta a pele pelo surgimento de manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas. Após essa primeira fase, o paciente poderá notar pequenas manchas brancas ou escuras residuais, pele ressecada e rachada. Às vezes pode ocorrer sangramento, coceira, queimação e dor, dentre outros sintomas.

Segundo o médico dermatologista André Carvalho, coordenador da campanha da SBD, ainda há muito preconceito com quem é acometido pela doença. “Acreditamos que ao informarmos sobre o que é a psoríase, estaremos ajudando a combater esse estigma que afeta os portadores física e psicologicamente. Ela não tem cura, mas tem tratamento tanto pela rede pública, como privada”, comentou.

Atualmente, existem inúmeras opções de tratamento, como medicamentos tópicos, sistêmicos, biológicos e fototerapia. A escolha terapêutica para cada caso deve ser feita com o auxílio de um médico dermatologista e de forma individualizada.

Caso identifique algum sintoma, o morador de Natal deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para receber encaminhamento médico para atendimento especializado.