Para promover a economia criativa e difundir a sustentabilidade na cidade, a Prefeitura de Natal participa nesta sexta-feira (4) e sábado (5) do Festival Viva Cidade, projeto que reúne feiras de arte e cultura e conta com ações do Município por meio do Planta Natal. A partir das 15h no estacionamento do Shopping Seaway, na Av. Engenheiro Roberto Freire, o público vai conferir os negócios de artesanato,  gastronomia, música, poesia e design. Além disso, terá acesso a informações sobre arborização urbana junto às equipes do Planta Natal. No local serão doadas mais de 100 mudas de plantas nativas com informações sobre formas de plantio em calçadas ou terrenos particulares. A prefeitura também fará um registro dessas pessoas para poder acompanhar o destino e o crescimento dessas mudas.

“A Prefeitura não faz o papel apenas de doar mudas. Nós queremos despertar na população uma consciência sobre arborização urbana”, afirma a secretária Executiva de Natal, Danielle Mafra, coordenadora do Planta Natal. Ela acrescenta que além das doações,  a equipe mostra a importância da educação ambiental, das ações de sombreamento, do plantio de compensação (que se trata de colocar uma muda perto de uma planta adulta que futuramente será suprimida por algum motivo), sem esquecer também dos corredores com plantas frutíferas, tão importante nas áreas urbanas.

O Festival Viva Cidade é uma caravana itinerante formada pelo coletivo artístico Komboio Potiguar, que promove diversas ações culturais, socioambientais e de qualidade de vida, em parceria com a Feira Na Calçada, realizada há dez anos pelo Coletivo Estúdio Carlota. O evento tem patrocínio da Prefeitura do Natal e Unimed através da Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão.

Programação
Na sexta-feira (4) a programação conta com show Musical de Dudu Galvão, distribuição de 100 árvores nativas da nossa região, oficina de jardinagem com a Flor do Mato, feira de adoção de animais com a Associação de Proteção Animal (Asparn) e Workshop na Kombi sobre empreendedorismo criativo com participação de Zeca Santos, Carla Nogueira, Glácia Marillac e Danielle Mafra.

No sábado (5) é a vez da Camerata de Vozes do RN e da Roda de Samba participativa com o Duo Banda Cítrika e Silvana Martins, Zeca Santos e Heli Medeiros garantirem a animação. Também haverá distribuição de árvores nativas, oficina de jardinagem com a Flor do Mato e oficina de consciência corporal com Zeca Santos e Dudu Galvão. Nos dois dias do evento tem também espaço pet com o Filhotes Natal.