Com o objetivo de desenvolver ações de prevenção à saúde e o aumento da cobertura vacinal envolvendo os estudantes e profissionais que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil da rede de educação de Natal, as secretarias municipais de Educação (SME) e Saúde (SMS) continuam com a campanha de vacinação nos CMEIs. A ação iniciou no dia 27 de outubro e segue durante todo o mês de novembro. Até o presente momento, já foram aplicadas 1.329 doses em 10 CMEIs.

Nesta quinta-feira (17), a vacinação aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Abigail Barros de Azevedo, localizado no bairro Lagoa Azul e que atende 216 crianças, do Berçário e Níveis I ao IV.

As equipes de saúde e educação trabalham juntas para informar sobre as vacinas, para que servem e a importância delas para a saúde, sensibilizando a comunidade sobre a relevância de manter a caderneta de vacinação atualizada. Estão sendo oferecidos 12 tipos de vacinas, contra Poliomielite não só a gotinha como a injetável, contra a Hepatite B, contra a Hepatite A, Febre Amarela, Varicela, Influenza, Coronavac, Tríplice Viral - Sarampo, Rubéola e Caxumba, e Tríplice Bacteriana - Antitetânica, Difteria e Coqueluche.

O enfermeiro Hélio Soares dos Santos, da SMS-Natal, comentou sobre a importância do processo de vacinação nos CMEIs.  “Estamos disponibilizando todas as vacinas de rotina. A cobertura vacinal é fundamental, pois diminui o risco das crianças e profissionais adoecerem”, disse.

Já a gestora pedagógica do CMEI Professora Maria Abigail Barros de Azevedo, Josiele Dias Macena, contou sobre como ocorreu a divulgação para a vacinação e detalhou como o momento contribui para a proteção das crianças. “Informamos sobre o acontecimento desse dia nas redes sociais e nos grupos com os pais das crianças e passamos as orientações sobre a importância de comparecer nesta ação. Quando as crianças ficam doentes, elas faltam e perdem experiências que acontecem no CMEI, influenciando no aprendizado delas. Com essa campanha de vacinação, a saúde melhora e por consequência a participação das crianças também”, ressaltou a diretora.

A mãe de Sophia Gabriele Nascimento (5 anos), do Nível III, Kainara Nascimento de Oliveira, comentou sobre a oportunidade de vacinar a filha no ambiente escolar. “Eu como mãe fiquei tranquila e agraciada com a possibilidade de vacinar minha filha de forma prática, na própria unidade onde estuda. Agora, o cartão vacinal dela está completo e é muito importante para que ela esteja protegida”, afirmou a mãe.

Também presente do CMEI Professora Maria Abigail estava João Maria Silva de Freitas Costa, pai de Yasmim Silva de Freitas Costa, de seis anos, matriculada no Nível IV. O pai contou que só faltava a vacina da Febre Amarela e que ter a oportunidade de vacinar no ambiente em que sua filha estuda, facilitou com que a imunização fosse efetuada. “Foi uma ótima ideia, com esse projeto no CMEI, pois a nossa vida fica mais fácil para conseguir resolver essas situações e proteger nossas crianças e seus educadores”, elogiou o pai.

Entre os dias 18 e 25 de novembro, a vacinação vai acontecer nos Centros Municipais de Educação Infantil Professora Maria Cleonice Alves Pontes (Potengi), Professora Maria da Piedade de Melo e Silva (Lagoa Azul), Professora Maria de Fátima Medeiros de Araújo (Lagoa Azul), Professora Maria Nazaré da Costa Galvão (Lagoa Azul) e Maria Lucila Alves de Carvalho (Lagoa Azul).