Os camarotes, arquibancadas, praça de alimentação, corredor da folia, baterias de banheiros, entre outras estruturas para a realização do Carnatal 2022 passaram por uma vistoria técnica da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), na manhã desta terça-feira (6). Os técnicos analisaram todos os quesitos de acessibilidade da festa, que acontecerá de 09 a 11 de dezembro. A equipe deve retornar na sexta-feira (9) para nova vistoria.

"Como a estrutura do evento ainda não está totalmente finalizada, optamos por verificar as atividades de montagem para podermos orientar quanto às questões de acessibilidade. Verificamos corrimãos das escadas, sinalização e rampas, por exemplo. A maioria dessas estruturas já estão instaladas, porém ainda não foram concluídas. E, por enquanto, arquibancada, banheiros e estrutura dos camarotes particulares estão atendendo à norma." disse a chefe do Setor de Campo e Triagem da Semurb, Cibelly Araújo.

O Carnatal é o carnaval fora de época da cidade de Natal, e neste ano de 2022, em sua 31ª edição, a Arena das Dunas será novamente o local da festa. Para acontecer de forma legal, a tradicional micareta necessita da emissão de uma autorização emitida pela Prefeitura por meio da Semurb. 

Além de Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros, parecer da Companhia de Energia Elétrica (Cosern) quanto a fiação no entorno para a passagem dos trios e toda a documentação referente a esses veículos, como a Anotação de Resposnsabilidade Técnica (ART),  Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Ainda segundo a chefe do setor de triagem, "caso sejam necessárias adequações, elas são solicitadas à empresa responsável pela montagem para que realize de imediato os ajustes necessários", finaliza. 

Além da vistoria na estrutura do evento, equipes de fiscalização da Semurb também farão vistorias durante os quatro dias de evento para evitar descumprimentos às leis urbanísticas e ambientais, como controle sonoro e poluição visual.