Um dia de oportunidades e aprendizado para nove adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em semiliberdade, no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo- CMTE, nesta terça-feira (14). A ação foi realizada pelo equipamento da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) em parceria com o Centro de Atendimento Socioeducativo em Semiliberdade (Casemi) Nazaré. 


Na oportunidade, os adolescentes conheceram as instalações do CMTE e receberam informações sobre os cursos ofertados no local. Durante a visita, eles participaram de um bate papo com a equipe multidisciplinar da unidade da prefeitura, de forma descontraída, lúdica, com músicas da banda rappa conversaram sobre superação e o sonho de mudar de vida. O  objetivo da atividade foi incentivar o bom desenvolvimento dos adolescentes nos aspectos social, educacional e moral  trabalhando a ressocialização dos mesmos em sociedade. 


Para a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, essa é uma oportunidade não somente para os adolescentes, mas para todos que fazem parte da secretaria, pois tem a possibilidade de trocar conhecimento e agregar valores. “Eu fico sensibilizada com as histórias de vida desses adolescentes que estão em cumprimento da medida socioeducativa. Essa atividade busca proporcionar aos adolescentes momentos de integração com a comunidade, serviços de qualificação profissional e o suporte para a construção de um plano de vida. O envolvimento dos adolescentes hoje na visita à nossa unidade me surpreendeu positivamente, pois sabemos o quanto a profissionalização é fundamental para o processo da socioeducação”, afirmou.   


O objetivo da visita, segundo a subgerente geral do Casemi , Ana Lívia, é estimular a participação  dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa  nos cursos de qualificação oferecidos pela prefeitura do Natal. “Percebemos que a adesão aos cursos profissionalizantes estava muito baixa e diante disso resolvemos fazer um momento de sensibilização junto do CMTE para apresentarmos aos adolescentes os serviços e cursos ofertados pelo equipamento com o propósito de incentivar a participação deles nos cursos e acesso a uma qualificação”, afirmou. 


Contando um pouco das experiências vivenciadas à frente do departamento de desenvolvimento e qualificação profissional, Albany Dutra mostrou que é possível mudar, basta querer e abordou a importância de atividades como essa serem realizadas pelo município. “A atividade desempenhada com jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo de Semiliberdade (Casemi), visou integrar os adolescentes com os serviços oferecidos pelo Cmte. O objetivo foi despertar através de nossa equipe multidisciplinar e de forma lúdica e interativa, o interesse deste público para o mundo do trabalho e empreendedorismo. Principalmente no tocante aos cursos de qualificação profissional aqui oferecidos como fonte de inclusão, emprego e renda”, concluiu 


Parceira 


Atualmente o Centro de Atendimento Socioeducativo em Semiliberdade (Casemi) Nazaré, tem nove adolescentes em semiliberdade dos 15 aos 19 anos, que ficam acolhidos de segunda a sexta-feira realizando atividades educacionais e sociais externas, como frequentar escola, cursos e prática esportiva, além, das atividades e nos fins de semana retornam para seus lares para o convívio familiar. A Semtas mantém parceria firmada com a instituição desde o ano de 2021 com o objetivo de incluir esses adolescentes na qualificação profissional e no mundo do trabalho.