Natal sediará, no período de 26 a 28 de novembro, o sétimo evento da Association des Villes de l’Aéropostale. Para mostrar a programação do evento e estreitar laços com a diplomacia francesa no Brasil, ocorreu na manhã desta terça-feira (11), uma reunião no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, coordenada pelo secretário de Governo, Johan Xavier. O encontro contou com as presenças do Vice-Cônsul Geral da França em Recife, Jeremie Faucon, e do Conselheiro de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil, François Legué, além da secretária municipal de Turismo, Ohana Fernandes; secretária adjunta de Turismo, Cristiane Alecrim, e do secretário municipal de Comunicação Social, Heverton de Freitas.

A secretária Ohana Fernandes explicou que a Prefeitura de Natal será a anfitriã do evento, que inclui uma exposição de selos Natal/Brasil – França/Aéropostale. O encontro já foi realizado em Toulouse, França, em 2015 e 2018. “Agora, em 2023, conseguimos trazer o evento para Natal, uma vez que a capital do Rio Grande do Norte faz parte das cidades-sede da rede Aéropostale, que começou nos anos 1920. O evento será muito importante para a cidade, porque divulgará Natal na França e nos países onde a Aéropostale atuou”, assinalou Ohana Fernandes.

“Em 2015, houve o convite para Natal participar do encontro da Associação das Cidades-Sede da Aépostale no mundo, que compreende Europa, África e América Latina. Eu fui ao encontro em Toulouse, e daí começou o estreitamento das relações entre Natal e a Aéropostale. No ano passado fomos convidados para participar de uma reunião virtual para falar sobre a retomada dos eventos, e nós propomos que Natal fosse a cidade-sede de 2023. Houve o aceite e a partir daí elaboramos e mostramos um plano, que foi discutido e aceito pela Aéropostale e a Prefeitura de Toulouse”, revelou a secretária adjunta Cristiane Alecrim.

A Aéropostale (Compagnie Générale Aéropostale) foi uma companhia de aviação pioneira cujas origens remontam a 1918, na França, quando o empresário Pierre-George Latécoère resolveu transformar uma fábrica de vagões em uma empresa de aviação. Em 1927, Marcel Bouilloux-Lafont, empresário radicado no Brasil, compra 94% das ações da Latécoère e a rebatiza como Aéropostale. A proposta da Aeropostale era, na onda mundial de popularização da aviação, estabelecer linhas de conexão para o serviço aéreo postal.

Aproveitando o serviço de pilotos veteranos da Primeira Guerra Mundial, a Aéropostale ofereceu rotas aéreas entre a França, África e, posteriormente, América do Sul, onde serviu cidades do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. Foram construídos somente no Brasil, 11 campos de pouso completos, com hangar, sala de pilotos, transmissores sem fio e aeródromo em cidades como Natal, Recife, Maceió, Caravelas, Vitória, Rio de Janeiro, Santos, Florianópolis, Pelotas e Porto Alegre.

Inicialmente, as correspondências chegavam da Europa ao Brasil por navio, sendo depois distribuídas a partir de Recife. Apenas em 1930 foi realizada a primeira travessia do Atlântico Sul por avião, feito realizado pelo piloto Jean Mermoz, nome de rua e escola em Natal. Dentre seus pilotos, destaca-se também o nome de Antoine de Saint-Exupéry, famoso por sua obra "O Pequeno Príncipe", que retratou também em livro os primeiros anos da companhia em seu romance "Voo Noturno".

Em 1933, a Aéropostale fundiu-se com outras companhias aéreas (Air Orient, Société Générale de Transport Aérien, Air Union e a Compagnie Internationale de Navigation) para criar a Air France.