Começa nesta quarta-feira (12) e segue até o próximo sábado (15), em Natal, o 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste. O tema desta edição será “Cidades, Clima e Natureza". O evento coloca a capital potiguar no centro das discussões sobre mudanças climáticas, ao receber autoridades municipais de todo Estado e de todo o Nordeste para discussão de temas que vão desde a gestão urbana sustentável, ação climática local e gestão local da biodiversidade.

Exclusivo para membros associados e convidados, o evento é uma parceria da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), com o ICLEI- Governos Locais pela Sustentabilidade e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A solenidade de abertura acontece a partir das 19h30, no Hotel Senac Barreira Roxa, com a Adesão de Natal à Aliança para Ação Climática Brasil (ACA Brasil)”.

O objetivo do Encontro nordestino é que governos locais, universidades, organizações sociais e entidades representativas do setor privado, apresentem boas práticas e troquem experiências, tanto no que se refere à mitigação, ou seja, na redução de emissões dos gases do efeito estufa. Bem como no que tange a adaptação, prevenção à desastres provenientes de eventos extremos da natureza.

O titular da Semurb, Thiago Mesquita, ressalta a importância do encontro na capital potiguar, neste mês de abril, momento em que a cidade também recebe outros dois importantes eventos sobre mudanças climáticas que são: a Conferência Potiguar do Clima (COP RN) e o Simpósio “Clima e Meio Ambiente no Contexto Urbano: Um Desafio de Governança Multinível”, que integra o Projeto Klimapólis.

“Natal vive uma semana intensa com assuntos de sustentabilidade focados na questão do combate às mudanças climáticas. Teremos a presença, pelo menos, de oito secretários das capitais nordestinas e cinco prefeitos também da região, para discutirmos um tema tão importante e mais relevante do ponto de vista ambiental. Uma vez que já estamos sentindo os efeitos da problemática das mudanças climáticas”, disse Mesquita.

O secretário explica ainda que Natal já é signatária do ICLEI desde 2016, uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável e ativos em mais de 130 países. O ICLEI atua com trabalho de influência das políticas de sustentabilidade e fomento à ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

“Nós temos esse convênio para trocar estudos, projetos e políticas públicas relacionadas às temáticas ambientais. E estamos promovendo esse grande evento na cidade que trilha seu caminho rumo à sustentabilidade”, acrescenta.

Quinta (13)

9h - Mesa Redonda - Cidades, Clima e Natureza: moderada por Ana Wernke, Thiago Mesquita, Rodrigo Perpétuo, Daniela Lerario e Cláudio Maretti.

10h30 - Mesa Redonda - Áreas Protegidas: para além da conservação da natureza: moderada por Cláudio Maretti, Luís Correia, Roberto Asfora Filho, Etelvino Medeiro e Gabriela Lins. Em continuação será realizado um debate com associados e convidados.

14h - Painel - Soluções para Centros Urbanos: o papel dos bancos multilaterais de desenvolvimento: por Ana Wernke, Rodrigo Perpétuo, Thiago Mesquita, Luís Mont’Alverne, Leonardo Madeira, Marilia Gouveia, Carlos Ribeiro e Clémentine Tribouillard. O painel será finalizado com debate e perguntas do público.

15h45 - Painel - Mitigação e Adaptação nas cidades Nordestinas: por Keila Ferreira e Thiago Mesquita, Inventários por Pedro Tojo, Larissa Brandão e  Coronel Edson Nobrega. Por fim, a programação da tarde acaba com a apresentação de Welison Araújo dos Planos de Adaptação e Mitigação.

Local: Auditório da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU)

18h - Cerimônia de Abertura da 1ª Conferência Potiguar do Clima Local: Auditório da Reitoria da UFRN.

Sexta (14)

9h - Diálogos pela Resiliência e Gestão de Risco moderada por Rodrigo Perpétuo. Em seguida, apresentações dos prefeitos Álvaro Dias, Orlando Caldeira e da prefeita Renata Sene, moderada por Keila Ferreira.
Local: Auditório da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU)

Sábado (15)
9h-Visita Técnica no Rio Potengi finalizando as ações do evento
Local: Iate Clube de Natal, Santos Reis.