Os estudantes das Escolas Municipais Santos Reis e 4º Centenário participaram da aula inaugural 2023 do Programa Forças no Esporte (Profesp), realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Natal e as Forças Armadas. A aula aconteceu na tarde da segunda-feira (10), no 16º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército, onde foram apresentados os conteúdos do programa aos 120 estudantes inscritos.  
 
O projeto Forças no Esporte tem por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.
 
Na ocasião, os pais dos estudantes estavam presentes e acompanharam o início da trajetória dos filhos no projeto. Elaine Dias Romeiro, mãe de Miguel Dias Alves (13 anos), estudante do 8º ano da Escola Municipal Santos Reis, falou do momento. “Estou grata e muito feliz em ver meu filho participar desse projeto. Ele agora está aprendendo a tocar flauta, estou muito orgulhosa dele. Quero agradecer aos idealizadores do programa e a Escola Municipal Santos Reis pelo carinho e apoio que têm dado. Isso é muito importante na vida dos nossos filhos”.   

“O nosso trabalho é principalmente proteger, retirar essas crianças e adolescentes desse lugar de vulnerabilidade, além de ensinar novas modalidades artísticas, disciplinares e reforçar os estudos”, ressaltou o capitão do Exército e coordenador do programa Forças no Esporte, Adércio Soares da Silva.  
 
A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, externou a satisfação com a continuidade do projeto. “Confiança nós adquirimos com o tempo. Com a experiência que vivemos ano passado e o resultado que vimos em pouco tempo, já foi de encantamento. Quero agradecer às escolas, e aos profissionais do batalhão que estão dando oportunidade a esses estudantes e essas famílias para que possamos conhecer esse outro mundo e trabalhar a questão de valores. Hoje precisamos desses princípios que são trabalhados aqui. Não só os conteúdos escolares, mas atividades artísticas e culturais, do esporte e música”, reforçou.  
 
O aluno do 8º ano da Escola Municipal Santos Reis, Luís Sérgio Rebouças Gaspar de Melo, de 13 anos, falou sobre a satisfação de participar do programa. O adolescente sempre se interessou pelo Exército e por isso ficou muito feliz em participar. “Tenho expectativas de melhorar, eu sempre quis vir para o Exército, sempre quis me alistar e daqui para frente só espero crescimento”.