Aconteceu na tarde desta quarta-feira (12), o Encontro Regional Nordeste do Fórum Nacional de Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27). Promovido como ação prévia do 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste, a sessão de atividades teve como objetivo contribuir para inspirar e trazer insumos às gestões das capitais brasileiras por meio da discussão de encaminhamentos regionais a serem endereçados ao novo Governo Federal.

A mudança do clima é um dos principais desafios que a humanidade está enfrentando neste século e as cidades têm um protagonismo na implementação de soluções no território. Reunindo a representação local de cerca de 1/4 da população brasileira, o Fórum B27 possibilita importantes caminhos para a transformação do espaço urbano.

O Encontro do Fórum foi moderado pela coordenadora de Relações Institucionais do ICLEI Brasil, Ana Wernke, pelo secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal e Coordenador Regional Nordeste do Fórum CB27, Thiago Mesquita, e pelo Secretário de Meio Ambiente de João Pessoa e Coordenador Nacional do Fórum CB27, Welison Araújo.

A reunião buscou responder algumas “perguntas norteadoras da Assembleia ”com vistas a auxiliar na construção do diálogo e dos encaminhamentos. Entre elas estavam: quais são as pautas e demandas estratégicas da região Nordeste? O que queremos do novo governo federal? Como podemos cooperar mais e melhor para atendermos a essas pautas e demandas? Quais espaços regionais podemos aproveitar para incidir sobre as pautas e demandas mapeadas anteriormente? E como podemos ter mais representação/participação neles? Em seguida, o espaço foi aberto ao debate.

Um dos objetivos específicos para 2023 do CB27 é aumentar o envolvimento das Coordenações Nacional e Regionais nas decisões e tarefas estratégicas . Portanto, o Encontro Regional Nordeste aconteceu em Natal, em intersecção ao 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste e à 1ª Conferência Potiguar do Clima.

Participaram também do Encontro o secretário de Meio Ambiente de Boa Vista, Alexandre dos Santos; o coordenador da agenda 2030 de Teresina, Leonardo Madeira, a diretora de Resiliência de Salvador, Larissa Brandão ,a secretária adjunta de Planejamento da Semurb Natal, Eudja Mafaldo, e a Coordenadora de Baixo Carbono e Resiliência do ICLEI, Keila Ferreira.