A Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME), por meio do Setor de Educação Especial, realizou na última terça-feira (11), a primeira formação online do chamado ciclo de diálogos sobre inclusão escolar de crianças e estudantes público da educação especial, para os professores, gestores, coordenadores, assessores pedagógicos, profissionais de apoio e estagiários da Rede Municipal de Ensino.

A palestra da formação foi ministrada pela médica neurologista Celina Reis, com o tema “Crianças e estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios e oportunidades no ambiente escolar”. A médica relatou situações que são desafiantes e apresentou estratégias que podem ser utilizadas para que esse estudante tenha respeitada suas especificidades e assim possa participar e aprender com os pares.

De acordo com a chefe do Setor de Educação Especial, Priscilla Ferreira Ramos Dantas, a live foi muito importante para a formação continuada dos profissionais da educação da Rede Municipal de Natal. “A temática a respeito das crianças e estudantes com TEA é uma solicitação das necessidades formativas de nossos professores.  A live com a neurologista doutora Celina Reis trouxe informações importantes e necessárias para a inclusão do estudante com TEA”.

“A primeira palestra do ciclo de diálogos sobre educação especial falando sobre TEA, suas perspectivas e dificuldades foi bastante proveitosa e esclarecedora. A fala da doutora Celina Reis foi de extrema relevância para nós educadores aperfeiçoarmos e ampliarmos a nossa visão sobre esse transtorno. Superou as minhas expectativas e ampliou meus conhecimentos”, ressaltou a professora do 3º ano da Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, Christiane Rodrigues.

A secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, falou sobre a importância do encontro na abertura do evento. “Essa ação que se iniciou é mais um evento formativo sobre a inclusão do público da educação especial no ambiente da instituição educativa. Essa formação é muito importante e é o início de um ciclo de diálogos com essas boas perspectivas porque extrapola esse momento de hoje. Está se iniciando neste mês de abril, mês que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que tem como objetivo promover conhecimento sobre o espectro autista e as necessidades e direitos das pessoas com autismo, desse modo essa formação propõe um diálogo sobre estudantes com TEA que se configura como uma alternativa de formação, para uma sociedade mais justa”, refletiu Capistrano.