A professora Ana Raquel Severiano Silva da Rede Municipal de Ensino de Natal foi selecionada para participar da Pesquisa Nacional com Professores Alfabetizadores do Programa “Alfabetiza Brasil” do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A docente leciona na Escola Municipal Ferreira Itajubá, situada no bairro das Quintas, e vai participar do primeiro encontro da pesquisa que será realizado na cidade de Recife (PE). O Encontro da Região Nordeste vai acontecer de 17 a 19 de abril.

O Inep vai realizar a pesquisa Alfabetiza Brasil com professores alfabetizadores para compreender quais são os conhecimentos e as habilidades que uma criança alfabetizada deve ter. O resultado deste levantamento vai servir para definição de diretrizes que ajudem a formular uma política pública nacional de alfabetização e, também, para o estabelecimento de um padrão nacional de avaliação da alfabetização dos estudantes.  

“É uma satisfação poder contribuir para uma pesquisa tão relevante para o avanço da alfabetização do país”, ressaltou a professora Ana Raquel Severiano. A alfabetizadora conta que ingressou na Rede Municipal no ano de 2011. “Sou professora do 2º ano “A” do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ferreira Itajubá, e tive experiência como coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Ilka Soares da Silva e depois no CMEI Professora Carmen Fernandes Pedroza”, relatou.

Ana Raquel Severiano Silva é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Universidade Aberta do Brasil. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN na linha de pesquisa “Educação, Comunicação, Linguagens e Movimento”.

A professora conta que tem interesse pelas pesquisas referentes às práticas educativas que contemplam a formação do leitor literário, bem como em metodologias para o processo de ensino e aprendizagem de crianças com deficiência, dificuldades de aprendizagem e transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação.