A Prefeitura do Natal e a Secretaria Municipal de Saúde levam o Projeto Mulher 365 às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), neste sábado (15), das 8h às 12h, com diversas ações de prevenção do câncer do colo de útero.

“O câncer do colo do útero demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem a esse tipo de câncer são facilmente descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor. A única forma de diagnóstico inicial do câncer de colo de útero é por meio da coleta do citopatológico, também conhecido como Papanicolau” destacou a secretária adjunta/SMS, Rayanne Araújo.

"A intenção do Projeto é abrir algumas unidades aos sábados como principal objetivo de coletas de exames citopatológicos para mulheres, que por algum motivo não conseguem ir na unidade durante a semana”, informou a Responsável Técnica do Núcleo de Saúde da Mulher e do Homem, Ana Paula Magalhães.

O atendimento é por demanda aberta, isto é, sem marcação de consulta. As ações contarão com coleta de exames citopatológicos, teste rápido de ISTs, vacinação, teste de glicemia, verificação de pressão arterial,  entre outras ações. para ser atendido, basta levar o cartão do SUS e o RG.

UNIDADES ABERTAS NESTE SÁBADO - PROJETO MULHER  365

Distrito Sanitário Norte I