A professora de Artes da Escola Municipal Professora Maria Cristina Osório Tavares, Sthela Cristina de Medeiros, foi selecionada para participar do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá. O programa, que terá duração de dois meses, começou no dia 26 de maio e termina no dia 20 de julho, fruto da parceria entre os governos do Brasil e Canadá, oferecendo 102 vagas para participação em todo o território nacional. Sthela Medeiros está estudando no Fanshawe College que fica na cidade de London, na província de Ontario.

A seleção que é viabilizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES no Brasil) e Colleges and Institutes  Canadá (CIACAN) oferece vagas para todas as regiões do Brasil, tendo o Nordeste sido beneficiado com sete vagas para o Ensino Fundamental. A professora foi selecionada com o projeto "Brinquedos e Brincadeiras: a Arte entrelaçando escola e família".

O programa pedagógico da professora Sthela Medeiros traz o resgate das brincadeiras tradicionais familiares, estabelecendo maior interação entre os estudantes e as famílias. “Confeccionamos o brinquedo, brincamos e fizemos uma contextualização com as obras do artista plástico Ivan Cruz. Conversamos sobre regras e finalizamos com a família vindo para a escola brincar junto com as crianças. Montamos uma coreografia com músicas tradicionais da cultura popular infantil e fizemos apresentações do que é desenvolvido nesse período”, contou a professora. O projeto iniciou no ano de 2019, e devido a pandemia da Covid-19, foi paralisado,retornando no ano de 2023.

Para a professora Sthela, a principal contribuição do projeto está no desenvolvimento dos estudantes. “Atraímos a família para a escola. Eles se tornam presentes no contexto escolar das crianças, o que ajuda na construção do espírito cidadão e familiar”, ressaltou.

Sobre as expectativas com a oportunidade de formação no Canadá, a professora de Artes conta que está empolgada em vivenciar esta experiência aperfeiçoando sua didática. “Minhas impressões são as melhores possíveis. Eu estou conhecendo outra realidade. É a primeira vez que tenho uma oportunidade como essa e está sendo um presente. Espero adaptar todo esse conhecimento para ser aplicado na minha realidade”, comentou.

Atuando como diretor pedagógico na Escola Municipal Professora Maria Cristina Osório Tavares, Antonis Pereira da Silva, comentou sobre a importância da professora no ambiente escolar. “Existe um diferencial até pelo fato da professora Sthela ter uma questão muito afetiva com os estudantes. Tudo que ela traz, os estudantes agarram, pois tem um significado. Ela vai ao encontro com o que a comunidade precisa. E a arte vem com um olhar que modifica muito as experiências que esses estudantes trazem de casa. As aulas abordam uma reflexão crítica, bem interessante”, pontuou.