No dia 26 de junho é celebrado o Dia Nacional do Diabetes Mellitus, uma condição em que existe a baixa produção ou má absorção de insulina, fazendo com que o organismo da pessoa portadora não seja capaz de regular a glicose (açúcares) no sangue. A Secretaria Municipal de Saúde Natal (SMS) ressalta a importância de manter cuidados com a alimentação e o corpo, como forma de prevenir o surgimento de diabetes, bem como o controle da evolução dela nas pessoas já diagnosticadas. 


O Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada por apresentar níveis elevados de glicose no sangue, causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose e garante energia para o organismo. Possui ligação com diversos fatores, como obesidade, colesterol alto, sedentarismo, hábitos alimentares inadequados e herança de fatores genéticos. No município, de janeiro até abril de 2024, foram atendidas cerca de 16491 pessoas cadastradas com diabetes nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), segundo dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).


Dentre os tipos mais comuns da doença, existe o Diabetes Tipo 1, que ocorre quando o organismo não produz insulina, normalmente devido a uma disfunção imunológica, e o seu tratamento se dá com uso diário de canetas de insulina. Diabetes tipo 2 atinge cerca de 90% dos diabéticos no Brasil, ocorrendo quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida, se tornando resistente à insulina ou não produz insulina suficiente. Além destes tipos existe a Pré-Diabetes, única etapa que pode ser revertida se a pessoa diagnosticada melhorar seus hábitos alimentares e exercitar o corpo regularmente; e a Diabetes Gestacional, um tipo temporário que se manifesta quando há aumento de glicose no sangue como resultado da interferência da placenta, para permitir o desenvolvimento do feto.


A responsável técnica de Doenças Crônicas da SMS Natal, Luana Carvalho, ressalta que o município fornece diagnóstico e ações com informações educativas para o tratamento da doença pelas unidades de saúde. “Havendo suspeita de Diabetes ou até mesmo com o diagnóstico confirmado, o cidadão deve buscar a Atenção Primária, serviço que identifica e encaminha para avaliação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a partir disso o serviço de saúde orienta sobre medidas de prevenção ou controle, a depender do caso”, explica.


Alguns sintomas que podem indicar a presença da doença são sede excessiva, fadiga, perda de peso e visão turva. Quando o diabetes de fato está no organismo da pessoa e não há cuidado nem tratamento, pode levar a complicações como cegueira temporária, dificuldade de cicatrização, formigamento nos pés e, a depender do estágio, ao óbito. Quem tem diabetes deve seguir dieta, se exercitar, controlar as taxas, tomar medicação ou fazer uso de insulina e sempre checar o nível de glicemia no sangue.


A SMS Natal dá atenção às doenças Crônicas Não Transmissíveis na Atenção Primária à Saúde (APS), como a Diabetes, por meio da rede que engloba Unidades Básicas de Saúde (UBS), Equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), equipes de Atenção Primária, equipes de Saúde Bucal e Academia da Saúde.