Na última terça (25) e quarta-feira (26), ocorreu, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, o Workshop “Desenvolvimento de Liderança em Enfermagem” voltado a enfermeiros e contratualizados que desempenham funções de gestão nas unidades vinculadas à Rede de Urgência e Emergência (RUE) do município, como nas maternidades e na Rede de Atenção Psicossocial, por exemplo. A abordagem do evento teve como objetivo expor aos profissionais presentes ferramentas úteis na rotina de trabalho dos enfermeiros, com enfoque em melhorias que tornem o atendimento mais eficiente. 

A enfermeira do município, Elizandra Trindade, especialista em Liderança e Desenvolvimento de Pessoas, que conduziu a capacitação, ressaltou que o evento teve como maior propósito priorizar segurança e qualidade no tratamento com a população usuária dos serviços de saúde de Natal. “Desenvolver as competências de gestão na equipe de enfermagem é essencial para um atendimento de excelência, assim como a comunicação como uma importante ferramenta nesse processo, garantindo uma boa experiência ao paciente”, disse.

Durante os dois dias, o evento contou com a presença de cerca de 30 profissionais que atuam nos serviços de urgência e emergência do município, que conferiram diversos temas para qualificar seus processos de gestão, como princípios da liderança eficaz, habilidades essenciais da liderança, motivação e engajamento da equipe, tomada de decisão estratégica, ferramentas de gestão, feedbacks - acompanhamento e monitoramento da equipe e comunicação assertiva como estratégia de liderança.

Usualmente, não só em situações de crise, os enfermeiros devem atuar de forma responsável e humanizada para alcançar resultados satisfatórios, e por essa razão, a liderança em enfermagem é tão importante, pois preza por decisões que direcionam a equipe de enfermeiros a, em situações complexas e desafiadoras, saberem como atuar da melhor forma. Quanto à gestão, o workshop focou no valor da organização dos recursos usados no cuidado e serviços de saúde ofertados à população de Natal, ressaltando que assistência e gerenciamento são duas coisas que influenciam no atendimento ao paciente.