Neste 1º de Maio, foi realizada a abertura do XVI Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde do RN, que este ano trouxe como tema “35 anos do Cosems-RN: Ressignificando o SUS nos Recantos Potiguares”. O evento, que acontecerá até a próxima sexta-feira (03), no Praiamar Natal, em Ponta Negra, contará também com a realização da 3ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios do RN e com a 2º Mostra ImunizaSUS. O prefeito Álvaro Dias participou da cerimônia de abertura e acentuou a importância do encontro em Natal.

“Para nós é uma grande alegria receber um encontro como esse em nossa cidade. Um Congresso que reúne agentes de saúde, gestores municipais, profissionais de saúde, acadêmicos e outros interessados na área da saúde pública. Serão três dias buscando promover a troca de experiências, o debate de políticas públicas e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde em todo o país”, contou.

O Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) conta com palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos científicos, exposição de experiências exitosas e debates sobre temas relevantes para a gestão e o cuidado em saúde. Além disso, é uma oportunidade para que os participantes ampliem sua rede de contatos e estabeleçam parcerias que possam contribuir para o aprimoramento dos serviços de saúde nos municípios potiguares.

Natal foi escolhida como cidade sede do evento, por oferece uma infraestrutura adequada para receber os participantes, com espaços para conferências, hotéis, restaurantes e pontos turísticos que proporcionam momentos de lazer e integração entre os congressistas.

Maria Eliza Garcia, Presidente do Cosems-RN acrescentou que o Congresso é um importante espaço de discussão e capacitação para os profissionais e gestores da saúde pública do estado, contribuindo para o fortalecimento do sistema de saúde municipal e para a melhoria da qualidade de vida da população.