A Prefeitura do Natal, por meio da parceria entre a Secretaria de Mobilidade Urbana, o Observatório Nacional de Segurança Viária, a Secretaria Nacional de Trânsito e os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito, promove a campanha Maio Amarelo 2024 com foco na responsabilidade de cada pessoa comprometida com a paz no trânsito.

Para a secretária da STTU, Daliana Bandeira, “trata-se de um importante momento para refletir sobre a importância que precisamos do respeito às leis do CTB e a necessidade de preservar vidas no trânsito.”

Com o tema “paz no trânsito começa por você”, a 11a edição do Maio Amarelo remete à responsabilidade tanto das pessoas que estão na via pública quanto dos gestores para garantir um trânsito mais seguro para todos os cidadãos.

De acordo com a STTU, em Natal a iniciativa prevê uma série de ações a serem realizadas ao longo deste mês. Na programação, serão realizadas atividades com a minicidade itinerante de trânsito nas escolas, palestras em empresas e órgãos públicos, blitz educativa, caminhada, mesa redonda, conferência em universidades públicas e privadas, além de PitStop.

“Estamos presente na campanha para lembrar também que somos responsáveis pela segurança no trânsito e não podemos colocar esse ônus apenas no cidadão. Nós, gestores, estamos no centro da preocupação em promover um trânsito mais humano, em paz e mais seguro”, ressalta a gestora da Secretaria de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira.

MAIO AMARELO

Criado com base em resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, o Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a segurança no trânsito que tem como meta despertar a atenção da sociedade para o elevado número de mortes e lesões no trânsito ao redor do mundo. O intuito é mobilizar todos os segmentos sociais, de autoridades governamentais e empresas a entidades profissionais e organizações civis, na busca por ações que auxiliem na redução de ocorrências viárias graves – com mortes e feridos. No Brasil, a iniciativa conta com o Observatório Nacional de Segurança Viária e a adesão e o protagonismo de órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito, além dos governos estaduais e municipais. A programação completa do Maio Amarelo em Natal você confere em anexo.