O Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra de Araújo, mantido pela Prefeitura Municipal de Natal por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes - Funcarte, foi palco na tarde do último sábado, dia 15, da solenidade de conclusão do curso das turmas Poti Mova e Estrelas do Potengi (período de setembro de 2008 à junho de 2009), do projeto Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA Brasil), criado pelo educador pernambucano Paulo Freire e desenvolvido por meio de parceria entre Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Instituto Paulo Freire (IPF).
 
O MOVA Brasil pretende promover a dignidade humana, bem como garantir aos indivíduos e às comunidades a oportunidade de reconstruírem seu destino e de conquistarem o direito à cidadania plena e participativa.
 
O coordenador do Espaço Cultural, Amaury Júnior, que participou da cerimônia, já garantiu as coordenadoras do projeto no Rio Grande do Norte, as educadoras Eliane Bandeira, Cícera Ieda e Ana Rosa, a continuidade do projeto nas dependências do Espaço para as novas turmas em setembro.
 
Sobre o Mova Brasil
 
O objetivo do programa é desenvolver um processo de alfabetização de jovens e adultos estimulando habilidades de escrita e leitura, além de uma visão crítica de sua realidade. O público alvo do projeto é formado por pessoas a partir de 15 anos que não tiveram acesso à alfabetização em idade apropriada. As aulas são ministradas por educadores da comunidade, treinados e capacitados pelas equipes técnico-pedagógicas do Instituto Paulo Freire.
 
A metodologia pedagógica adotada é inspirada nos ensinamentos do educador Paulo Freire e utiliza elementos do cotidiano do aluno para alfabetizá-lo. As salas de aula são montadas em espaços da própria comunidade para atender a grupos de aproximadamente 20 pessoas .
 
O Projeto encontra-se em desenvolvimento nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Amazonas e já formou mais de 75 mil alunos desde o seu início em 2004. O período do projeto está previsto até 2011.