Secretária busca recursos para potencializar ações do PETI

A titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), Rosy de Sousa, viajou hoje pela manhã à Brasília para apresentar ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) o projeto “Potencializando as Ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI” e pleitear recursos para o Programa desenvolvido no município da ordem de um milhão de reais junto ao Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).

A perspectiva é possibilitar, com a liberação desses recursos, ações de (re)qualificação e reciclagem continuada junto aos profissionais que atuam na realização das atividades socioeducativas e esportivas com as crianças e adolescentes nos Núcleos de Ação Social – NAS do PETI. No projeto, também está prevista a potencialização da busca ativa por usuários que se encaixem no perfil do Programa, além de estruturação e adequação dos espaços físicos através de reformas e aquisição de móveis, equipamentos, veículos e materiais. “Dessa maneira, todas as crianças e adolescentes atendidos, bem como suas respectivas famílias, poderão usufruir de um acompanhamento sistemático aprimorado e em locais cada vez mais equipados, para que não voltem ao trabalho infantil”, destaca a gestora da SEMTAS.

Em Natal, existem 10 NAS, distribuídos nas regiões administrativas norte, leste e oeste da capital, beneficiando mais 1.700 crianças e adolescentes do PETI. Dentre as atividades socioeducativas e de convivência realizadas estão oficinas de artes plásticas (reciclagem), artes cênicas (teatro e dança), música (flauta, percussão, canto e coral); atividades de esporte e recreação (futsal, beach soccer, tênis, karatê, capoeira e judô); e ainda oficinas de cidadania e reforço escolar (sala de leitura).

Além do trabalho desenvolvido com usuários do Programa, o PETI também promove ações que conscientizam suas famílias acerca dos direitos das crianças e adolescentes, encaminhando-as para o Programa Bolsa Família e demais serviços da rede de proteção social. Para incluí-las em atividades de qualificação profissional e produtiva, e possibilitar autonomia financeira e inclusão no mercado formal de Trabalho.