Crianças do PETI Cidade Nova recebem fardamento

A Prefeita Micarla de Sousa, juntamente com a titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), Rosy de Sousa, fará nesta quarta-feira (26/08), às 16h, a entrega dos fardamentos para os usuários do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), do Núcleo de Cidade Nova.

“O fardamento é uma forma de valorização, de inclusão, faz despertar o sentimento que você pertence e faz parte daquele núcleo, e é assim que nossas crianças precisam se sentir: acolhidas”, ressalta Rosy de Sousa.

Na ocasião, serão entregues cerca de 250 kits compostos por: camisa, short, tênis e meia. Em Natal, existem 10 Núcleos de Ação Social (NAS) do PETI, distribuídos nas zonas norte, leste e oeste do município. Atualmente, atendem 1.719 crianças e adolescentes através da articulação em ações de desenvolvimento de atividades socioeducativas paralelas à escola, e ainda transferência de renda para suas famílias. O Programa combate todas as formas de trabalho infantil e para cada criança ou adolescente afastado das atividades precoces, as famílias recebem uma bolsa de R$ 40,00 (para as áreas urbanas) ou R$ 25,00 (para as áreas rurais).

Todos os núcleos do PETI irão receber fardamento completo, e a SEMTAS ainda irá contemplar com fardamento os jovens e instrutores que fazem parte do Programa PROJOVEM, profissionais que atuam nos Centros de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, equipes de manutenção, e assistentes sociais que trabalham na rua para recadastrar as famílias do Programa Bolsa Família.

“O PETI é um muito importante para todo o município, e por isso o trabalho é da dimensão da responsabilidade em tirar essas crianças da rua e direcioná-las para um mundo de oportunidades”, a afirmação da secretária da SEMTAS se reflete diretamente no compromisso em melhorar a cada dia o atendimento e as atividades do Programa, tanto que na última semana a gestora esteve em Brasília para captar ainda mais recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Social-MDS, a fim de aprimorar os serviços prestados aos usuários do PETI e suas famílias.

Entre as atividades socioeducativas e de convivência realizadas nos NAS estão a realização de oficinas de artes plásticas (reciclagem), artes cênicas (teatro e dança), música (flauta, percussão, canto e coral); atividades de esporte e recreação (futsal, beach soccer, tênis, karatê, capoeira e judô); oficinas de cidadania e reforço escolar (sala de leitura).

Além do trabalho desenvolvido com os jovens do Programa, o PETI também promove ações de conscientização com as famílias sobre os direitos das crianças e adolescentes, encaminhando-as para o Programa Bolsa Família e demais serviços da rede de proteção social. Para incluí-las em atividades de qualificação profissional e produtiva, e possibilitar autonomia financeira e inclusão no mercado formal de Trabalho, o PETI também atua em parceria com o Departamento de Qualificação Profissional.