SMS apresenta Programa Saúde na Escola para servidores

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do setor de Estratégia da Família realizou hoje (26) no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope) a apresentação do projeto Programa de Saúde na Escola (PSE). O evento iniciou às 8 horas.

O projeto resulta do trabalho integrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. Reconhece as iniciativas já existentes que têm impactado positivamente na qualidade de vida dos brasileiros. Define diretrizes e ações de integração entre saúde e educação. O sucesso destas ações se dará a partir do compromisso e da pactuação entre os entes federados.

O objetivo do projeto é a integração das redes do Sistema de Educação e do Sistema Único de Saúde nas diferentes comunidades distintas com a criação de contínua e sustentada articulação entre as Escolas Públicas e as Unidades Básicas / Saúde da Família, por meio da realização de ações dirigidas aos alunos.

“Queremos mediar e articular ações de promoção à saúde com a escola e as unidades de Estratégia de saúde da Família. Isso é fundamenta. Essas ações já existiam, mas agora elas vieram por meio do projeto do PSE para potencializar e sistematizar essa integração da saúde com a educação” destaca Ariane Rose- Coordenadora geral do setor de Estratégia da Família/SMS.

Participarão do programa 20 unidades com Estratégia Saúde da Família (ESF) e 30 escolas como programa Mais Educação. A idéia é favorecer as crianças e adolescentes do ensino fundamental de Natal atendidas pelo Mais Educação, cuidados de saúde numa ação articulada e integrada que envolve promoção, prevenção e atenção à vida do escolar. O PSE será iniciado no mês de setembro deste ano.

Participaram do evento todos os representantes das equipes do Saúde na Família e das unidades onde as escolas estão inseridas, a representante da Secretaria Municipal de Saúde – Ariane Rose e a representante da Secretária de Educação-Rosa Magda.