Cmei Moema Tinoco é inaugurado em Neópolis

Crédito da imagem: D\'Luca

“Ensina-se a viver” é o nome de um livro da educadora Moema Tinoco da Cunha Lima, falecida em 1991. “Ensina-se a viver” bem poderia ser também o lema do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) inaugurado em Neópolis no final da tarde desta quinta-feira (27), pela prefeita Micarla de Sousa, e que leva o nome da escritora.
O Cmei atenderá 70 crianças, em tempo integral, a partir da próxima segunda-feira, dia 31. O centro oferecerá aulas e atividades diversas, em uma estrutura toda remodelada, com direito a parquinho de diversões, amplo acervo de livros, brinquedos e três salas de aula.

A prefeita Micarla de Sousa participou da inauguração e destacou o papel do Cmei na formação integral das crianças. “Não queremos que seja apenas quatro paredes. O Cmei tem um diferencial, que são os educadores. Vocês são as portas de entrada dessas crianças no mundo e confio a vocês os primeiros anos de nossos filhos, que são nosso tesouro.”

A diretora do Cmei Moema Tinoco, Ana Nére Almeida, ressaltou a importância da inauguração da nova estrutura. “Queremos poder dizer aos pais que aqui temos um local para seus filhos, onde ele vai receber aulas de formação pessoal, social e ética.”

De acordo com a diretora, o centro recebe crianças dos dois aos cinco anos e 11 meses, filhos de moradores não só de Neópolis, mas também do Cidade Verde, Nova Parnamirim, Pirangi, Jiqui, e até mesmo de famílias da zona Norte, cujas mães trabalham na zona Sul e deixam suas crianças aos cuidados dos educadores.

O presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras, Diógenes da Cunha Lima, viúvo de Moema Tinoco, prestigiou a inauguração e lembrou que a educadora estaria orgulhosa de ver o trabalho realizado no centro de Educação Infantil. “Moema dedicou sua vida a ensinar crianças e, mesmo tendo nascido em João Pessoa, sempre trabalhou em prol de Natal e foi reconhecida com o título de cidadã natalense”, recorda.

A senadora Rosalba Ciarlini e os filhos da homenageada, Cristine e Diogenes da Cunha Lima Neto, também estiveram presentes. O filho se emocionou ao destacar o carinho de toda a família pelo Cmei e também quando a prefeita Micarla de Sousa relembrou o momento em que conheceu Moema Tinoco.

A chefe do Executivo municipal confirmou a Diógenes Neto que irá analisar a possibilidade de ampliar o terreno do centro, possibilitando a criação de novas turmas. A solenidade de inauguração contou ainda com shows de palhaços e mágicos.