Crianças do Peti de Cidade Nova recebem fardamento

As 360 crianças atendidas pelo Núcleo Social do bairro Cidade Nova receberam na tarde desta quarta-feira (26), kits de fardamento para uso nas atividades sócio-educativas da instituição. A solenidade de entrega ocorreu às 16h30 e contou com a presença da prefeita do Natal Micarla de Sousa e da secretária de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Rosy de Sousa. O kit é composto de calça comprida, short, camiseta, pares de tênis e meias.

“Há três anos que os alunos dos núcleos do Peti de Natal não recebiam fardamento novo. Está ação trará mais auto-estima para todas as crianças atendidas”, disse a prefeita Micarla de Sousa, que acompanhou a apresentação de grupos de dança, teatro e música, formados por alunos do programa.

O Núcleo de Ação Social do bairro de Cidade Nova é um dos dez que atendem 1719 crianças através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em Natal e é administrado pela Semtas. Neste bairro as crianças do núcleo são oriundas do antigo lixão da Cidade Nova e de atividades como vendedores ambulantes. Elas são moradoras de bairros como Felipe Camarão, Planalto, Guarapes, Vale do Pitimbu, Dix-sept Rosado, Cidade Nova.

As crianças do Peti agora se juntam aos alunos da rede pública municipal de ensino, que também receberam fardamento completo este ano. Só que elas têm um fardamento de modelo exclusivo para o programa.

Segundo a coordenadora do núcleo, Leda Medeiros de França, são oferecidas atividades de reforço escolar e de socialização através do teatro com o grupo Nova Cena, música com o Canto do Amanhã e capoeira com o Folia de Meninos, além de atividades como oficinas de artes plásticas, reciclagem, esportes, cidadania.

Pelo trabalho desenvolvido com as crianças do antigo lixão, o Peti de Cidade Nova foi reconhecido pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), como instituição referência nacional. Há dez anos famílias inteiras, inclusive muitas crianças, viviam de recolher e vender materiais recicláveis do lixão, que já está desativado. “Nossas ações visam erradicar o trabalho infantil e proporcionar perspectivas melhores de vida para as crianças atendidas”, informou Leda França.

A coordenadora do núcleo acrescentou a que também é desenvolvido um trabalho junto aos pais das crianças que participam do projeto. Em Cidade Nova são beneficiadas 260 famílias que participam de reuniões, onde são abordados temas como drogas álcool, assim como acontece nos demais núcleos espalhados pela cidade.