Secretaria de Esportes apresenta novos projetos


Secretaria de Esportes apresenta novos projetos

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte e do Lazer (Sejel), apresentou seus novos projetos para o setor. Em entrevista uma coletiva de imprensa, o secretário Tertuliano Pinheiro destacou, entre outras coisas, a criação do curso de Gestão de Marketing Esportivo para dirigentes de clubes e jornalistas da área e o início das aulas de inglês para a população potiguar, voltada para a capacitação dos cidadãos para a Copa do Mundo de 2014.

Na entrevista, concedida na manhã desta quarta-feira, no gabinete da Sejel, no Machadão, o secretário revelou que o curso de língua estrangeira será feito em parceria com a escola de idiomas Fisk, há 37 anos no mercado, sem ônus para a administração municipal. “Nós precisaremos apenas disponibilizar os locais para aula. Estas acontecerão no Machadinho, Palácio dos Esportes e Ginásio Nélio Dias, e as inscrições serão feitas mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, destinados para instituições de caridade”, explicou Tertuliano.

As aulas, com previsão de início para 60 dias, serão realizadas sempre aos sábados e domingos, com duração de três horas. A expectativa é atender cerca de 10 mil pessoas, entre adolescentes e adultos. Com isso, a população deverá estar preparada para receber os turistas que visitarão Natal durante os jogos do mundial de futebol.

Sobre o curso de gestão de marketing esportivo, este será fruto também de uma parceria sem ônus para a Prefeitura, dessa vez com a Faculdade Maurício de Nassau. A ideia é iniciar estas aulas até outubro, com quatro meses de duração ao todo, onde os participantes estudarão a introdução básica ao esporte, gestão do futebol, planejamento esportivo, marketing esportivo, gestão de pessoas, entre outras. “O objetivo é formar gestores esportivos a fim de facilitar o desenvolvimento do esporte local. Há uma percepção geral da deficiência do RN neste setor”, disse Tertuliano.

Outros projetos
Após um levantamento da quantidade e da situação das quadras públicas esportivas da cidade, a Sejel iniciará agora a recuperação destes aparelhos. Para começar, 32 quadras serão reformadas, consumindo R$ 350 mil de investimento. “Os equipamentos se encontram em condições precárias e após anos sem manutenção passarão por melhorias para proporcionar esporte e lazer nas comunidades”, afirmou Tertuliano.

A Sejel ainda pretende começar, nos próximos 45 dias, o programa Escola em Campo, uma atividade integrada com a Secretaria Municipal de Educação. A ação proporcionará aos alunos das escolas públicas conhecer o estádio Machadão, sua história, além de possibilitar uma tarde de diversão com a realização de atividades recreativas e de lazer. A princípio, o evento será feito uma vez por mês, sempre com a colaboração do ex-jogador de futebol Danilo Menezes, ex-atleta da seleção uruguaia, do Vasco-RJ e do ABC, e atual coordenador da Sejel, que dará aulas para os estudantes.

Natal ainda terá a primeira área pública para a prática do golfe na região Nordeste. O espaço de 1,5 mil metros quadrados fica localizado na Praça Tancredo Neves, no Conjunto Ponta Negra, entre as ruas Praia de Cotovelo e Praia de Muriú.

Até o final do ano, a Sejel também pretende trabalhar no desenvolvimento do Museu Virtual do Esporte, um portal interativo, com textos, galeria de fotos e vídeos, voltado para o resgate da memória do esporte potiguar, com a história das modalidades, das praças esportivas, dos clubes e dos ídolos do passado. O site será produzido por uma equipe de jornalistas da área, em três idiomas (português, inglês e espanhol), e se transformará em uma importante ferramenta de comunicação durante a Copa do Mundo de 2014, para que pessoas de todo o mundo possam conhecer a história do esporte da cidade.

Entre as iniciativas que visam descobrir novos talentos, a Secretaria realizará o Campeonato Universitário, reunindo universidades e faculdades da cidade; o Campeonato Estudantil, com escolas da rede municipal, onde só será permitida a participação de alunos com média acima de 5; e as Copas sub-13, sub-17 e sub-20, que devem resgatar o esporte amador, além de promover a inclusão social. A Sejel ainda estará apoiando a realização da Corrida Bompreço: Natal- Cidade Sustentável”, no dia 11 de outubro, e criará escolhas de futebol de campo e de salão nos bairros da cidade.

Ações realizadas
Com pouco mais de 20 dias no cargo, Tertuliano apresentou ainda algumas ações desenvolvidas pela Sejel durante este tempo. O secretário destacou a criação e inauguração da Sala de Imprensa do estádio Machadão, proporcionando conforto e comodidade para os jornalistas esportivos. O espaço, localizado no setor de cabines, foi recentemente dotado de internet sem fio e TV por assinatura e recebeu o nome de Marco Antônio Antunes, o “Garotinho da Copa”, como homenagem ao histórico locutor esportivo da imprensa potiguar.

Além disso, foram feitas melhorias no local, como a manutenção da limpeza, substituição de 164 lâmpadas queimadas, manutenção do gramado (aberto agora apenas para jogos e treinamentos semanais de América e Alecrim) e a iluminação cênica na parte externa do estádio, conferindo um visual noturno diferenciado a praça esportiva, atraindo a atenção de natalenses e turistas.

Nos próximos dias, a Sejel deverá realizar ainda a inauguração oficial do ginásio Nélio Dias, com um grande evento esportivo; iniciar a limpeza geral e substituição de lâmpadas do Machadinho; limpeza, pintura, substituição de lâmpadas e novo projeto urbanístico para o Palácio dos Esportes; e aquisição de um placar eletrônico para o estádio Machadão, através de parceria público-privada que está em andamento e não acarretará em ônus para o município.

Tertuliano revelou que o estádio ainda sediará todo o Campeonato Potiguar e Brasileiro de 2010, e não será demolido mais no início do próximo ano, como estava previsto. Além disso, mesmo após este período, o novo placar eletrônico seria transferido para o Palácio dos Esportes, que não possui material do tipo.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389