CCZ de Natal e Nordestão promovem Oficina A Gente Contra a Dengue

O Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta sexta 28, a Oficina A Gente Contra a Dengue, no Auditório do Nordestão Igapó, pertencente ao Distrito Sanitário Norte da cidade.

A oficina é dirigida aos estudantes das escolas municipais Francisca de Oliveira e Zuleide Fernandes localizadas na Região Norte da Cidade que aprendem também sobre alimentos seguros.

O objetivo é sensibilizar alunos da rede municipal de ensino de Natal e de São Gonçalo do Amarante sobre a importância da prevenção da dengue, e a adoção de alimentos saudáveis, possibilitando a participação como agentes multiplicadores das idéias de prevenção de doenças, junto aos seus colegas de sala de aula, familiares e comunidade em geral.

O projeto idealizado pelo Nordestão em parceria com a SMS e SME é desenvolvido pela equipe do CCZ em parceria com vários órgãos governamentais.

“Na oficina utilizamos a aplicação do método da interação com as crianças tendo apresentação de músicas, filmes, dinâmicas de bolas, dança das cadeiras e teatro de mamulengos com os profissionais do CCZ, Welson Freire e Reginaldo Santana, abordando o tema de forma lúdica. A prender brincando é mais prazeroso e [WINDOWS-1252?]eficaz”. Informou o coordenador de educação em saúde da SMS, João Pedro.

“Nessa oficina os alunos além aprenderem sobre dengue, recebem também palestras sobre alimentos seguros. As crianças são importantes agentes multiplicadores, porque eles assimilam as idéias facilmente e são muito comunicativos, levando para casa e comunidade o que [WINDOWS-1252?]sabem”. Destacou, a nutricionista do Nordestão, Alenusca Cavalcante.

A aluna Cayre Claydiane Bezerra, 10 anos, afirma está satisfeita de participar como agente multiplicador. “O que aprendemos aqui levamos para a nossa família e nosso bairro e ajudamos a prevenir doenças e conseqüentemente teremos uma vida mais saudável”. Declarou, Cayre.

Ao todo estão envolvidos no projeto 435 alunos das escolas de Natal e 165 estudantes de São Gonçalo do Amarante, totalizando 600 estudantes que irão atuar como agentes multiplicadores no controle da dengue na zona norte de Natal e nos bairros de São Gonçalo do Amarante que fazem fronteira com Natal.