Secretária apresenta relatório da saúde ao CMS

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Tânia Sampaio, apresentou ao Conselho Municipal de Saúde o balanço dos dois primeiros trimestres de ações da Secretaria Municipal de Saúde em 2009. Participaram da solenidade o presidente do conselho, Marcelo Dantas de Medeiros, a secretária adjunta da saúde, Ilza Carla e o secretário adjunto da saúde, Silvio Bezerra. Além de técnicos, profissionais da SMS e os conselheiros.

Apresentando as ações desenvolvidas nos últimos seis meses, a secretária citou dados que apontaram para a melhoria dos serviços e dos resultados obtidos pela saúde municipal como um todo. Ressaltando que essa melhoria é fruto de um trabalho conjunto entre a SMS, a Prefeitura de Natal e outros órgãos públicos ligadas à saúde da população, Ana Tânia acredita que, apesar de todas as dificuldades que existem – e sempre existirão – o trabalho está caminhando no rumo correto.

O relatório tem como objetivo relatar as condições em que se encontra a saúde de Natal. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já realizou dois processos seletivos para contratação de médicos, entre ginecologistas, obstetras, psiquiatras, clínicos gerais e pediatras. Foram convocados 84 profissionais, mas somente 46 assumiram. Também está sendo realizado ações como a divulgação das escalas de plantão médico nas UPA´S, a descentralização de médicos para a rede assistencial, a reabertura do Hospital dos Pescadores, a implementação de ações do bolsa família de 26% para 43% em dois meses, descentralização do cadastro do cartão SUS para as sedes dos distritos, renovação do contrato com as cooperativas: COPANEST, COPAMED e CIPEM, renovação dos contratos privados do SUS, entre outros.

A gestão de recursos humanos foi um dos pontos mais destacados pela secretária como prioridade a ser enfrentada na atual gestão. Ana Tânia destacou a deficiência de profissionais na rede para fechar as escalas de plantão e mostrou através do relatório que apesar das contratações que já foram feitas o problema persiste. “Nós temos que oferecer condições de estrutura e salário para os profissionais, eles precisam se sentir valorizado para que trabalhem bem e com prazer. Assim teremos um ambiente saudável para a população ser bem assistida” afirma Ana Tânia..

Outro ponto evidenciado diz respeito à rede de tecnologia da informação da SMS. Quando assumiu o cargo a secretaria encontrou as unidades em péssimas condições, sem computadores e internet, hoje 50% da rede de internet é banda larga instalada via rádio e novos equipamentos estão para chegar. “Espero que até o próximo relatório já possa ter informatizado 100% da rede e as unidades já estejam equipadas”, destaca Ana Tânia.

A secretária explica que já estão em obras 23 unidades de saúde para recuperação física e outras 13 estão em fase de projetos para contratação. “Estou dando prioridade as obras porque foi uma condição, mas não adianta está tudo lindo se na realidade a população não possui um atendimento de qualidade. Na minha opinião a prioridade é a assistência aos pacientes e esse trabalho eu posso ver que está sendo muito bem realizado no Hospital Leide Moraes, por exemplo” explica Ana Tânia.

A secretária anunciou também a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de nível 3 em Natal, na Zona Norte até o final do ano e mais 03 UPA´s em 2010, assim como o Hospital Geral Municipal.