Recadastramento de prestadores de serviços urbanos está em fase final

O recadastramento dos prestadores de serviços urbanos de Natal está em fase final. Desde julho a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), está convocando os trabalhadores. Até o momento foram cadastrados cerca de dois mil feirantes, 1.700 ambulantes e mais de 200 comerciantes de mercados. O recadastramento termina no dia 30 de setembro.

Todos os dias, no período das 8h às 12h e das 14h às 18h, uma equipe da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern) está à disposição dos ambulantes e comerciantes dos mercados da cidade para realizar a coleta de dados. Os trabalhadores que forem convocados devem se dirigir ao IFRN (antigo CEFET), com documentos de identificação (CPF e RG), comprovante de residência e a convocação assinada pela Semsur em mãos.

De acordo com a coordenadora da equipe do recadastramento da Funcern, Vanessa Fonseca, os trabalhos estão ocorrendo tranquilamente. “Nós temos recebido muitos ambulantes, principalmente do bairro do Alecrim. Esperamos que mais comerciantes se comprometam com esse trabalho”, ressaltou.

Segundo a comerciante Lúcia Aciole – que tem um quiosque no bairro do Planalto, Zona Oeste – o recadastramento é um processo rápido e fácil. “Minha irmã recebeu as instruções dos fiscais da Semsur por mim, já que eu estava doente no dia. Mesmo assim não encontrei dificuldades em realizar essa tarefa. Espero que esse recadastramento traga melhorias para o nosso trabalho”, comentou.

Segundo o diretor do departamento de Feiras e Mercados, Valtécio Pinheiro, o objetivo do recadastramento é estudar as atividades em desenvolvimento para investir na melhoria da estrutura fí­sica das feiras, mercados, camelôs e quiosques, como também na qualificação dos trabalhadores. “O recadastramento está sendo fundamental para conhecermos mais os prestadores e o serviço oferecido na nossa cidade”, ressaltou.

Ainda de acordo com Valtécio Pinheiro, o recadastramento será imprescindível para os servidores urbanos quando todo o processo de regularização for concluído. Por isso, caso o número de retardatários seja muito grande, a Semsur estenderá um prazo de 15 dias para o recadastramento, que será feito na própria Secretaria.