Pesquisa do Proncon Natal aponta queda no preço dos combustíveis

Pelo segundo mês consecutivo, os combustíveis registram variação negativa nos postos de Natal. Segundo pesquisa divulgada hoje pelo Procon Natal – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Natal, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) da Prefeitura Municipal do Natal – comparando com os preços vigentes em agosto passado – o álcool caiu 2,73%, a gasolina, -5,91%, o diesel caiu 1,31% e o gás de cozinha, -0,34%. Porém, a maior redução ocorreu no gás natural veicular, cujo valor está 20,84% mais baixo do que aquele praticado no mês passado.

A pesquisa foi feita nos dias 17 e 18/09/09 (quinta e sexta-feira da semana passada) junto a cento e vinte e cinco (125) postos de combustíveis de Natal e de Nova Parnamirim, dos quais três (03) estavam fechados no dia da pesquisa.

OS PREÇOS

O litro da Gasolina comum está custando R$ 2,423 (média), contra R$ 2,575 constatado em agosto/2009. Quase a totalidade dos postos (96,7%) reduziu os preços da gasolina, enquanto os 3,3% restantes, mantiveram os mesmos preços de agosto. Não foi constatado reajuste em nenhum estabelecimento.

A diferença entre o maior e o menor preço da gasolina é de 11,6%, equivalendo a vinte e sete centavos por litro. O menor preço constatado pela pesquisa foi R$ 2,320 (02 postos) e o maior, R$ 2,590 (01 posto). O preço mais comum é R$ 2,450 (26 postos). Mais da metade dos postos comercializa a gasolina com preços que variam de R$ 2,390 a R$ 2,450. Diante dos preços constatados, vale a pena o consumidor pesquisar os preços antes de abastecer seu veículo, pois isso poderá significar uma economia de R$ 13,50 ao encher um tanque de 50 litros.

O álcool comum custa R$ 1,733, contra R$ 1,781 em agosto/2009 (preços médios). Esse preço representa 71,5% do valor da gasolina, o que significa que, neste momento, não representa vantagem para o consumidor que possui veículo flex, abastecê-lo com álcool.

A maioria dos postos visitados (76%) reduziu os preços do álcool, enquanto 20,7% mantiveram os mesmos preços do mês passado, e 3,3% promoveram reajuste. A diferença entre o maior (R$ 1,899) e o menor preço (R$ 1,590) é de 19,4%, e o preço mais comum é R$ 1,750 (20 postos).

O gás natural veicular foi o combustível que apresentou maior índice de redução (média de 20,84%). Neste mês, o GNV estava custando, em média, 1,363/m3, contra R$ 1,722 em agosto. Quase a totalizado dos postos (97,4%) reduziram os preços do GNV, em índices que variaram de -11,8% a -31,4%.

O preço do diesel caiu 1,31% em setembro em relação a agosto (R$1,924 contra R$ 1,949, respectivamente). O preço mais comum é R$ 1,990 (18 postos). Aproximadamente 55% dos postos reduziram os preços do diesel e 40% mantiveram os mesmos preços de agosto (4,2% reajustaram o preço).

O gás de cozinha (botijão de 13 kg) apresentou pequena redução (-0,34%), passando de R$ 34,24 para R$ 34,12 (preços médios). O preço mais encontrado para o gás de cozinha foi R$ 33,00 (14 dos postos).

Comportamento dos preços nos últimos doze meses

Nos últimos doze meses, todos os combustíveis registram variações negativas acumuladas. A maior redução é a do GNV (caiu 25% em comparação ao mês de setembro de 2008), seguido pelo álcool (-11,4%), gasolina (-9,1%), diesel (-7,8%) e gás de cozinha (-2,4%).

Álcool e gasolina mais baratos na zona norte e mais caros na Zona Leste/Centro

O álcool, a gasolina e o GNV estão mais baratos nos postos da Zona Norte, enquanto o diesel mais barato é o dos postos da Zona Oeste. Por outro lado, todos os combustíveis – com exceção do gás de cozinha – estão mais caros nos postos da Zona Leste/Centro.

Preços dos combustíveis em outras regiões

Comparando os preços constatados nesta pesquisa do Procon Natal com os preços levantados pela ANP – Agência Nacional do Petróleo no mesmo período, observa-se que os preços médios de gasolina e GNV dos postos de Natal estão aquém dos valores praticados no país e na região nordeste. Já o preço do álcool nos postos de Natal está mais baixo do que os da região nordeste, mas mais alto do que os valores médios do Brasil (ver tabelas abaixo).