Dia Mundial do Idoso terá ampla programação

As comemorações para o Dia Mundial do Idoso, 1° de outubro, já começam amanhã e a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) estará participando da data especial. O Programa de Atenção à Pessoa Idosa – API Conviver, desenvolvido pela Semtas, planejou uma série de eventos em homenagem aos idosos natalenses.

No domingo (27), será realizada uma mostra com os seis grupos que se apresentaram na I Mostra de Danças Folclóricas do API Conviver. O evento acontece na Praça dos Beijoqueiros, no Bom Pastor, às 16h. Os grupos apresentarão na ocasião o Boi Calemba, também conhecido como bumba-meu-boi, uma dança típica do folclore brasileiro cuja história gira em torno da morte e ressureição de um boi.

Na próxima quinta-feira (1), grupos do API Conviver participarão de evento organizado pela Associação Riograndense Pró-Idosos (Arpi), que tem início às 9h, na Praça Gentil Ferreira. Na programação, apresentações culturais de dança e coral, além de grupos de ginástica da Arpi e presença do Banco de Talentos da associação com literatura de cordel. Grupos vinculados ao API participarão das atividades e também deverão realizar apresentações de dança.

“A nossa participação e engajamento em eventos dessa natureza são muito importantes. Apoiamos as iniciativas que enfam o respeito à terceira idade, qualidade de vida, garantia de direitos e cidadania da população idosa”, enfatiza a coordenadora do API – Conviver, Kézia Menezes. A respeito do Dia Mundial do Idoso, ela destaca a relevância da data. “Considero um momento de celebração de conquistas e reflexão sobre o que ainda preciso ser feito para esse segmento tão especial da sociedade, as conquistas já foram muitas, mas há sempre por fazer”, pondera a coordenadora.

O Programa API – Conviver atua em parceria com 53 grupos de idosos em todas as quatro regiões administrativas da cidade. Busca prevenir situações de risco à pessoa idosa, com idade igual ou superior a 60 anos, por meio do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Objetiva também direcionar pessoas idosas e suas famílias à rede integrada de proteção social. Aos idosos atendidos pelo API – Conviver são oferecidas, gratuitamente, aulas de dança, pintura e artesanato.

Programação do ARPI para o Dia Internacional do Idoso

Amanhã (25), haverá um passeio de trem rumo ao município de Ceará-mirim, com saída da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) prevista para as 9h40 e retorno às 17h, os professores de dança da Semtas participam do evento para animar oc convidados. Já no domingo (27), a partir das 16h, a Arpi promove sua segunda Noite de Talentos na sede da associação, que fica em Lagoa Nova, com apresentações culturais de grupos de idosos e participação especial do cantor Messias Paraguai. Na próxima terça-feira (29), o Arpi realiza em sua sede, a partir das 15h, a Tarde do Chai. Na ocasião, será realizado o concurso que escolherá a miss e o mister Arpi do ano.

A Arpi é uma entidade civil filantrópica e sem fins lucrativos que atua há mais de vinte anos, em parceria com instituições públicas e privadas, em causas importantes relativas à questão da terceira idade.