Zona Norte terá linha de ônibus exclusiva

Crédito da imagem: Canindé Soares

A zona Norte de Natal recebeu na manhã desta sexta-feira (25) uma linha de ônibus exclusiva para a região. O benefício faz parte do objetivo da Prefeitura do Natal de criar uma nova dinâmica para o trânsito da cidade, minimizando congestionamentos e diminuindo o tempo de trajeto entre os diferentes pontos da capital. A inauguração da nova linha contou com a presença da prefeita Micarla de Sousa, em solenidade realizada no Natal Norte Shopping, durante o encerramento da Semana Nacional do Trânsito.

“Antes, para se locomover dentro da zona Norte, muitas pessoas precisavam pegar dois ônibus. Era mais fácil ir para a zona Sul do que para outro bairro da própria região. Agora não”, disse a chefe do executivo municipal. As linhas serão operadas pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município de Natal (Seturn) e se chamará “Norte-Bairros”.

A passagem também será outro diferencial. O passageiro pagará apenas R$ 1,50 pelo novo transporte, com mais R$ 0,50, ainda poderá ser beneficiado pelo Passe-Livre, programa que possibilita utilizar até dois ônibus diferentes com apenas uma passagem.

Também presente a inauguração, o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Kelps Lima, revelou que a criação da linha corrige uma distorção identificada pela atual gestão, possibilita mais conforto para os usuários e diminui o tempo das viagens de ônibus. “Essa é só a primeira experiência. Nós já temos um projeto de levar essas linhas internas para todas as regiões de Natal”, revelou Kelps Lima.

Para o diretor do Seturn, Augusto Maranhão, esta é a primeira vez que o poder público procura as empresas para buscar soluções em conjunto para problemas da população. “A zona Norte está crescendo. Tem um comércio em ascensão, E, hoje, não tem educação e não tem saúde, se não tiver transporte de qualidade”, destacou.

Norte-Bairros

A linha será dividida em duas opções. Na primeira o ônibus sai do terminal no Parque dos Coqueiros, segue pela Avenida Tomaz Ladim (BR-101), entra pela Avenida das Fronteiras, depois pega a Avenida Maranguape, João Medeiros Filho, cruza o Norte Shopping pela rua Senhor do Bonfim e segue até o terminal passando pela Avenida das Fronteiras novamente.

A segunda opção faz o sentido contrário. O início é por dentro do Conjunto Parque dos Coqueiros, seguindo pela Avenida das Fronteiras, rua Senhor do Bonfim, Norte Shopping, João Medeiros Filho, Paulistana, Avenida das Fronteiras mais uma vez, Tomaz Landim até o terminal no Parque dos Coqueiros.