SMS promove saúde do trabalhador na praia

A Prefeitura do Natal por meio da Secretaria de Saúde de Natal realiza neste final de semana, 26 e 27, na Praia de Ponta Negra, um movimento de “Promoção à Saúde do Trabalhador Informal da Praia”.

“Essa ação tem por objetivo conscientizar os trabalhadores informais da Praia de Ponta Negra, em uma ação conjunta entre as diversas secretarias quanto à importância de atitudes possibilitadoras, contínuas e assertivas, de saúde considerando o conceito ampliado de saúde e através de práticas preventivas na manutenção do bem – estar físico do indivíduo no ambiente sócio – familiar e de trabalho”. Destacou o Chefe do Setor de Promoção à Saúde, Gustavo Brito.

Durante o evento os trabalhadores informais da praia, banhistas, turistas e população em geral do bairro, vão ter acesso a orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, teste do pezinho, distribuição de preservativos masculinos e femininos, exposição dialogada de métodos contraceptivos, verificação de pressão arterial – PA, verificação de glicose.

A Vigilância à Saúde realizará atividades educativas sobre a qualidade da água, alimentação saudável em restaurantes e inspeções sanitárias de alimentos que são comercializados na praia.

Já o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estará desenvolvendo atividades de sensibilização aos proprietários de cães.

Na parceria vão estar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) que fará palestras e distribuição de mudas. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) que vai estará cadastrando os vendedores de CDs e DVDs piratas para cursos profissionalizantes e fazendo a carteirinha do artesão.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) vai mostrar o Adote o Verde. Além dessas secretarias participarão a  Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte e Lazer (Sejel), Secretaria do Gabinete da Prefeita (Segap) e a Companahia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana).

O Hemovida e o Hemocentro estarão com o GACC orientando as pessoas para a doação de medula e o Homonorte estará fazendo a coleta de sangue. O SEBRAE fará palestras.