Semurb pede a Caern providências para esgotamento sanitário na comunidade Beira Rio

O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo Kalazans Bezerra intermediou uma reunião entre um grupo de moradoras da comunidade Beira Rio e a direção da Caern. O encontro aconteceu na tarde desta sexta-feira (25) no gabinete da presidência da companhia com o objetivo de buscar uma solução para o problema de esgotamento existente na localidade que fica as margens do Rio Potengi na Zona Norte de Natal.

Kalazans Bezerra explanou para a direção da Caern, composta pelos diretores administrativo Ronaldo Dantas e técnico Clóvis Veloso e pela equipe de manutenção regional, todos os problemas enfrentados pelos moradores como esgoto a céu aberto e mau cheiro provenientes da falta de uma coleta de serviços adequada. O secretário informou ainda que a equipe técnica da Semurb verificou que o fato vem acontecendo com freqüência e solicitou que o caso fosse visto e, se constatado algum problema técnico, que fosse sanado com urgência. A situação atual, além prejudicar a saúde das 250 famílias vivem no local, ainda traz sérias conseqüências para o meio ambiente.

Ainda de acordo com o secretário Kalazans Bezerra o que existe na comunidade é um sistema condominial e se algum dos moradores usar irregularmente prejudica os demais. “O sistema só funciona se tiver interação da comunidade e caern. É uma via de mão dupla”, disse o secretário que se prontificou a enviar a equipe de educação ambiental da Semurb para conversar com os moradores.

As solicitações da comunidade foram ouvidas pelos diretores da companhia. De acordo com eles na última visita feita na Beira Rio ficou constatado a presença de objetos como parte de brinquedos infantis, material de higiene e uso pessoal feminino na rede coletora o que prejudica o esgotamento. A Caern disse voltar ao local e averiguar e solucionar todas as denúncias como também vai aceitar e participar, em parceria com a Semurb, do trabalho de conscientização. “Precisamos dar-nos as mãos porque afinal de contas nosso objetivo é prestar um bom serviço”, disse Clóvis Veloso. A decisão foi aprovada pela vereadora Mary Regina que também participou dos debates.