Via Livre começa na Afonso Pena com melhorias da infraestrutura

Representantes da Associação das Empresas e Moradores da Avenida Afonso Pena e Arredores (Aemapa), reuniram-se no início da noite desta segunda-feira (05) com a prefeita Micarla de Sousa, onde discutiram a implantação do projeto Via Livre naquela via da cidade. A princípio o projeto começaria com a retirada dos veículos dos estacionamentos paralelos da avenida no próximo dia 19 de outubro.

No entanto, em comum acordo, ficou decidido que a data será mantida, mas que o projeto terá início com uma série de serviços de iluminação, melhorias dos canteiros, pavimentação e em seguida a adequação dos estacionamentos em janeiro do próximo ano.

A prefeita do Natal pediu aos secretários municipais de Serviços Urbanos (Semsur), João Bastos e de Mobilidade Urbana (Semob), Kelps Lima, que participaram da reunião, que organizassem um relatório com todo o cronograma de serviços a serem feitos na Afonso Pena, para que a partir do próximo ano seja instituída a etapa de retirada dos veículos. “Buscaremos sempre o caminho do diálogo e da parceria para o desenvolvimento dos nossos projetos”, afirmou a prefeita Micarla de Sousa.

“Queremos deixar claro aqui que somos a favor da implantação do projeto do Via Livre. No entanto, entendemos que no caso da Afonso Pena, deve ser feito de forma diferenciada, até pelo fato desta via ter características diferentes das outras que já receberam o projeto”, disse o empresário Beto Santos, representante da Aemapa.

A chefe do executivo natalense disse também que serão discutidas formas de como a iniciativa privada pode, em parceria com a Prefeitura do Natal, fazer investimentos na infraestrutura urbana ao longo da Afonso Pena, como o projeto Adote o Verde, onde os empresários se responsabilizam de fazer a manutenção de uma praça pública ou canteiros das vias da cidade. “Temos todo o interesse em participar”, disse Flávio Anselmo, empresário da Afonso Pena, que esteve na reunião.

“Conseguimos criar o debate da mobilidade urbana em toda a população de Natal, que passou a discutir a realidade do tráfego de veículos na cidade, o nível das calçadas e a falta de estacionamentos, por exemplo”, afirmou o titular da Semob, Kelps Lima.