Dia das crianças do PETI tem programação diversificada


Dia das crianças do PETI tem programação diversificada

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), desenvolvido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), preparou para as mais de 1.700 crianças que atende um calendário de eventos diferenciado em homenagem ao Dia das Crianças, 12 de outubro. Cada um dos dez Núcleos de Ação Social – NAS irá comemorar a data paralelamente. Os de Cidade Nova, Marinha e Cidade da Esperança são os primeiros – suas festividades têm início na próxima sexta-feira (9).

A partir das 8h o NAS Cidade Nova – um dos maiores núcleos, que atende atualmente 360 crianças – dará início a um dia inteiro de atividades, com lanche e distribuição de doces, realização de torneios de vôlei, futebol e capoeira (este último com a participação dos atletas do núcleo e do mestre capoeirista convidado, ex-professor do NAS Cidade Nova). Será oferecida também uma oficina de beleza e maquiagem e outra de brinquedo reciclável, ministrada por educadores da ONG Gente Feliz. A programação encerra com uma apresentação de dança, encenação da peça infantil de teatro “A bruxa que virou a mesa” e capoeira makulelê, protagonizada pelas crianças mais jovens do núcleo.

No NAS Marinha, as 80 crianças atendidas pelo núcleo farão uma visita na próxima quarta-feira (7), pela manhã, e quinta-feira (8), à tarde, à fábrica de refrigerantes Dori, a convite da empresa. Na quinta-feira pela manhã também será promovida uma oficina do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) em parceria com a Polícia Militar, oportunidade em que serão realizadas gincanas dentro da temática. Na sexta-feira (9) o NAS Marinha organiza um dia de atividades esportivas no quartel de Santos Reis.

O NAS Cidade da Esperança, por sua vez, foi convidado pelo Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC) a passar o dia inteiro na sede e homenagear o Dia Mundial do Atletismo, 09 de outubro, participando de atividades físicas como arremesso, salto e corrida. Semana que vem, na quarta-feira (14), as crianças vão ao cinema a convite do Cinemark. No dia seguinte, quinta-feira (15), educadores e demais profissionais do núcleo apresentam uma peça de teatro e distribuem lancheirinhas às crianças. Em parceria com a Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel), o Programa Rua de Lazer irá montar uma estrutura com tênis de mesa, totó e demais atividades recreativas. Na sexta-feira (16), as comemorações ao Dia da Criança encerram com banho de piscina e futebol no clube Cosern.

“A gente estava numa correria para montar a melhor programação para as crianças. E conseguimos. Elas terão uma semana recheada de atividades”, comemora a coordenadora do NAS Cidade da Esperança, Isabel Santos. Já a coordenadora do Departamento de Proteção Social Especial – DPSE, que coordena os programas de proteção social especial da Semtas, Verônica Dantas, lembra a importância da data e comemorações alusivas. “A infância é uma fase estrutural para todos nós e não deve, de forma alguma, estar ligada ao trabalho. É importante mostrar isso para as crianças do Peti, trabalhar de forma lúdica com elas, dar carinho, assistência, lazer”, reforça a coordenadora do DPSE.

 
Sobre o Programa
 

O Peti combate todas as formas de trabalho infantil e, para cada criança ou adolescente inserido no programa, as famílias recebem uma bolsa de R$ 40,00 (para as áreas urbanas) ou R$ 25,00 (para as áreas rurais). Entre as atividades realizadas que fazem parte da jornada ampliada estão as oficinas de artes plásticas, artes cênicas, música, prática de esportes e recreação, oficinas de cidadania e reforço escolar.

Além disso, o Peti também promove um trabalho de conscientização com as famílias sobre os direitos das crianças e adolescentes, encaminhando-as para o Programa Bolsa Família e demais serviços da rede de proteção social.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389