Escola Celestino Pimentel desenvolve projeto de rádio

A Escola Municipal Celestino Pimentel, na Cidade da Esperança, está colocando em execução um projeto de rádio escolar, para divulgação de atividades pedagógicas e programação musical selecionada. A emissora terá transmissão interna e contará com a participação voluntária do radialista Francis Junior.

O objetivo é movimentar os horários de intervalo, nos três turnos, oferecendo música, informação e entretenimento à comunidade escolar. Ao todo são 25 alunos (entre 10 e 17 anos) envolvidos no projeto. Eles ficam responsáveis pela redação e locução das notícias que vão ao ar.

A ideia nasceu há um ano, com a articulação e motivação do grupo de alunos, funcionários e professores. O material utilizado era um equipamento de sonorização e uma mesa de edição já existentes na eEscola. Em agosto deste ano, através do programa MEC Mais Educação, o Celestino Pimentel recebeu um computador, o que garantiu a instalação de novos programas, facilitando o trabalho de colocar a rádio no ar.

“Na verdade, é uma grande corrente trabalhando em prol de um projeto que movimenta toda a comunidade escolar, formada por mais de mil pessoas”, explicou a professora Josyaurea Atanásia, diretora da escola. Para ela, mais do que deixar os estudantes bem informados, a rádio tem o importante papel de resgatar a linguagem escrita e a oralidade entre os alunos, uma vez que eles próprios são responsáveis pela apresentação das notícias.

“O projeto é extremamente positivo o que o torna muito importante para toda a escola. Todos nós temos muito orgulho de fazer parte da Celestino Pimentel”, ressaltou a diretora.