Pacientes com transtornos mentais ganham residência terapêutica

Crédito da imagem: João Maria Teixeira

Proporcionar um convívio social humanizado. Esse é o objetivo do 2º Serviço de Residência Terapêutica de Natal (SRT), inaugurado na tarde desta quarta-feira (7) na avenida Miguel Castro, em Lagoa Nova. A casa abrigará oito residentes, portadores de transtornos mentais, oriundos do Hospital João Machado, que agora ganham um lar para viver.

Segundo a secretária Municipal de Saúde (SMS), Ana Tânia Lopes Sampaio, as SRT´s são uma forma mais humanizada de tratar os pacientes com transtornos mentais. “Estamos em um novo tempo no qual estas pessoas recebem um tratamento diferenciado”, ressaltou a titular da SMS.

A secretária disse também que a escolha é feita através de uma triagem de pacientes críticos que estejam há, pelo menos, dois anos em tratamento nos hospitais psiquiátricos e dos quais, geralmente, não se conhece mais seus familiares.

Esse é o segundo SRT da capital potiguar. O primeiro está localizado no bairro do Tirol. A casa inaugurada nesta quarta-feira terá uma estrutura física com cinco quartos, três salas, cozinha, despensa e área de serviço. “Essa casa é um exemplo de como o tratamento dos pacientes com transtornos mentais pode ser feito de forma diferenciada e humanizada. Dessa forma, eles são inseridos de maneira igualitária na sociedade”, destacou a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, durante a solenidade de inauguração.

A promotora de Defesa da Saúde, Elaine Cardoso, ressaltou que a abertura deste SRT é um avanço na luta pelas garantias dos direitos da saúde mental na cidade. “E é, sobretudo, uma forma de dar dignidade às pessoas portadoras de transtornos mentais”, ressaltou a representante do Ministério Público.

Ana Tânia informou ainda que, para o próximo ano, estão previstos a inauguração de dois outros SRTs em Natal, fazendo com que cada região administrativa disponha desse serviço. “Os pacientes das residências, além de contarem com os serviços da casa, também são atendidos periodicamente nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS´s)”, informou a secretária.

Os moradores da segunda casa vão ser acompanhados diariamente por uma equipe de cinco técnicos de enfermagem, uma assistente social (coordenadora da casa) e um auxiliar de serviços gerais.

A solenidade de inauguração também contou com a apresentação do Coral do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi), formado por usuários e técnicos do serviço de Saúde Mental.

Também compareceram à solenidade a coordenadora de Saúde Mental do município do Natal, Valéria Negreiros; a coordenadora da 2ª STR, Kátia Rocha; a diretora de Atenção Especializada, Fernanda Otaviano; o secretário municipal de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional (Segelm), Roberto Lima; o presidente da Coordenadoria de Direitos Humanos do RN, Marcos Dionísio; a promotora de Saúde de Natal, Elaine Cardoso; e os deputados estaduais Paulo Davim e Gilson Moura.