MEC, UFRN e SME definem curso para educadores infantis

O curso de Especialização em Educação Infantil (Lato Sensu) que o MEC vai oferecer para educadores infantis de todo o Brasil já está assegurado e vai ocorrer também em Natal. O secretário Municipal de Educação, Elias Nunes, juntamente com as secretárias adjuntas de Gestão Escolar e Pedagógica, respectivamente Ana Cristina Cabral e Tânia Leiros, estiveram reunidos nesta sexta-feira, 9, pela manhã, com a representante da Secretaria de Educação Básica do MEC, Simone Medeiros e a coordenadora do Curso no Estado, a professora Fernanda Jalles, que faz parte dos quadros da UFRN.

A expectativa do MEC é que seja definido até final de novembro o Plano de Trabalho, tanto para seleção das vagas dos cursistas, quanto para os formadores, e o curso tenha início em março de 2010.

Simone Medeiros está viajando o Brasil inteiro apresentando o projeto básico do Curso de Especialização, assim como também dialogando com as coordenações locais – no caso a UFRN, as quais têm a missão de articular os gestores municipais de educação. Sabendo da presença de Simone Medeiros em Natal, Elias Nunes fez questão de participar da reunião que ocorreu no Núcleo de Educação Infantil (NEI) da UFRN, para se inteirar dos rumos das definições desse curso que faz parte da política nacional de formação do professor de educação infantil.

De acordo com o projeto básico do curso, sua carga horária será de 360 horas, durante dezoito meses, com aula presencial num primeiro momento e semipresencial, posteriormente, após análises feitas pelo Comitê Gestor Nacional. Embora esse número ainda não esteja fechado no Rio Grande do Norte, a expectativa é que cada turma que for constituída tenha entre 20 a 40 cursistas. As turmas serão organizadas de acordo com a demanda de cada estado, segundo Simone Medeiros. Os eixos temáticos das 360 horas trabalhadas serão História, Política para a Educação Infantil no Brasil; Cultura, cotidiano e ação docente na educação infantil e Pesquisa na Educação Infantil.