Semtas realiza seminário de enfrentamento à violência contra o idoso


Semtas realiza seminário de enfrentamento à violência contra o idoso

O Programa SOS Idoso, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), irá promover, na próxima terça-feira (13), no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), o 3º Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. O evento, que tem como tema “Os caminhos para a efetivação da Rede de Proteção Social ao Idoso no Município de Natal: Desafios e Possibilidades”, tem início previsto para as 8h30 e deve seguir até as 16h30.

Além da participação dos coordenadores dos programas SOS Idoso, Joela Santos, e de Atenção à Pessoa Idosa (API Conviver), Rosenira Batista – ambos da Semtas –, o Seminário também irá contar com a presença de representantes de todas as instituições ligadas ao idoso, como Conselho Municipal do Idoso, Promotoria, instâncias da saúde municipal, abrigos e grupos de idosos.

O Seminário tem início com uma apresentação cultural de dança folclórica, encenada por um grupo de idosos assistidos pelo API Conviver. Em seguida, a dra. Marília Berzins, mestre em Gerontologia Social pela PUC e doutora em Saúde Pública pela USP, dará início à conferência de abertura cujo tema é “As diversas faces da violência contra a pessoa idosa no Brasil”. Após a palestra, será formada uma mesa redonda sobre a Rede de Atendimento e o Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa no Município de Natal.

A mesa redonda será composta pela coordenadora do SOS Idoso, que falará do atendimento ao idoso vítima de violência no município de Natal, a especialista em saúde pública e cidadania Maria de Fátima de Souza, que discute os limites e possibilidades de atuação da saúde pública no município pertinentes à questão, a coordenadora do Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Drogas (Depad), dra. Edineuza Dantas, que vai falar da rede de atendimento à pessoa com dependência química e sua família, e a coordenadora da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias (Codimm), dra. Rossana Pinheiro, que irá abordar os desafios e avanços na efetivação da legislação de Proteção à Pessoa Idosa, o Estatuto do Idoso.

Segundo a coordenadora do SOS Idoso, Joela Santos, a realização do seminário é importante porque suscita discussões dentro da temática de proteção ao idoso. “Tudo que for discutido vai ser colocado no relatório de gestão do SOS Idoso para ser então discutido dentro da Semtas e em articulação com as outras Secretarias do município. Isso possibilita que atuemos de forma cada vez mais eficiente”, explica.

À tarde, outro grupo de idosos do API Conviver se apresenta após o almoço, às 14h, quando também será aberta a I Mostra de Artesanato do programa. Na ocasião serão expostos os trabalhos manuais de 12 grupos de idosos, resultantes das oficinas de artesanato realizadas pelos instrutores do API Conviver: Leda Silva, Gilvanice Araújo, Alba Lourdes, Francisca Bernadete e Grácia Peixoto.

Fuxico, almofadas, bonecas de pano, bordados diversos, bolsas, peças de madeira, dentre outros, estarão não apenas sendo expostos, mas também comercializados. “A assistência que fornecemos a todos os 53 grupos que atendemos possibilita aos idosos uma aprendizagem constante aliada ao lazer. O artesanato é uma atividade excelente porque valoriza o talento deles, além de ser uma fonte de renda extra”, destaca a coordenadora do programa, Rosenira Batista.

Ao final do Seminário, serão realizadas ainda três oficinas temáticas com discussões relacionadas à prevenção da violência contra a pessoa idosa. Uma delas, intitulada “Importância da convivência comunitária no trabalho com grupos de idosos”, será ministrada pela coordenadora do API Conviver, Rosenira Batista.


Sobre o API Conviver

O Programa API – Conviver atua em parceria com 53 grupos de idosos em todas as quatro regiões administrativas da cidade. Busca prevenir situações de risco à pessoa idosa, com idade igual ou superior a 60 anos, por meio do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Objetiva também direcionar pessoas idosas e suas famílias à rede integrada de proteção social. Aos idosos atendidos pelo API – Conviver são oferecidas, gratuitamente, aulas de dança, pintura e artesanato.

Sobre o SOS Idoso

O SOS Idoso é um canal de recebimento de denúncias, feitas através do Disque Denúncia 0800 084 10 21, no qual são averiguadas situações de violação dos direitos do idoso, a fim de amparar e assegurar o bem-estar dos pertencentes à terceira idade. Casos de maus-tratos, abandono e violência doméstica constituem a maior parte do público-alvo ao qual o programa atende. As denúncias também podem ser feitas pessoalmente na sede da Semtas.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389