Prefeitura do Natal veicula filme sobre ações para as crianças

A Prefeitura do Natal irá veicular, a partir deste sábado (10), um filme publicitário nas principais emissoras de TV da cidade apresentando um resumo dos projetos voltados para a criança, desenvolvidos ao longo do ano pelo Executivo municipal.

Desde janeiro, a administração investiu R$ 1,3 milhão em 38 Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIs). Ainda na área educacional, foi criado o programa Merenda em Casa para combater à evasão escolar, recebendo o montante de R$ 2 milhões e beneficiando 46 mil alunos da rede pública. A distribuição do novo fardamento escolar, beneficiando 48 mil estudantes e consumindo R$ 8 milhões, colaborou para a melhoria da auto-estima e para a inserção social destes alunos.

Na área da Saúde, as crianças da cidade também foram atendidas. Há um mês, a população conta com os serviços do Centro de Referência Infantil Sandra Celeste, modelo de excelência em pediatria para o município. Um investimento de R$ 500 mil para atender, diariamente, até 300 pessoas. Outro projeto é a Caravana da Saúde Escolar, que percorre as escolas da rede municipal oferecendo atendimento odontológico e oftalmológico a crianças e professores. Tudo para melhorar a qualidade do ensino público. Confira abaixo um resumo dos principais projetos da Prefeitura do Natal para as crianças da cidade.

Merenda em Casa

Uma idéia simples com alto índice de eficácia. O Merenda em Casa é um complemento nutricional a base de cereais fornecido toda sexta-feira aos alunos da rede municipal de ensino. A intenção é proporcionar às crianças uma alimentação balanceada também nos finais de semana, como forma de incrementar sua base nutricional e melhorar o desempenho escolar. O programa constitui uma ação preventiva de saúde e combate à evasão escolar, na medida em que só é distribuído aos alunos que comparecerem às aulas regularmente.

O mix de cereais é um alimento feito à base de arroz, trigo, aveia, milho e leite em pó, contribuindo para a manutenção da saúde como fonte de fibras, vitaminas do complexo B, vitamina D, colina, zinco e cálcio. As vitaminas do complexo B (como B1, B2, B3 e B6) são essenciais para que o organismo possa produzir energia a partir dos nutrientes ingeridos. A colina é fundamental para os processos de aprendizagem e cognição, atuando também na saúde da memória. Já a vitamina D é essencial para a adequada absorção de cálcio e tem uma importante função na manutenção do sistema imunológico.

Sandra Celeste

O Centro de Referência Infantil Dra. Sandra Celeste funciona 24 horas por dia em um prédio moderno e recentemente reformado para receber a unidade, antes em funcionamento de forma improvisada no posto de saúde de Cidade da Esperança. Com a nova infraestrutura, a unidade passou a contar com treze leitos pediátricos e 34 salas de atendimento e administração, divididos em dois andares, enquanto que no prédio anterior existiam apenas seis leitos e oito salas.

No térreo, a população tem dois consultórios, com três pediatras no plantão diurno e dois no plantão noturno; uma enfermaria com seis leitos para observação; uma enfermaria com sete leitos para internação; posto de enfermagem; sala de urgência, de pequena cirurgia e de nebulização; setor de raio-x; laboratório; farmácia; área para teste do pezinho; coleta influenza; sala de medicação; cozinha, despensa e refeitório; copeiras; lactário, espaço para repouso dos plantonistas; fraldário; necrotério; central de esterilização; almoxarifado; sala de espera; serviço social; consultórios da nutricionista e de odontologia; recepção; direção e administração; além de acesso elevador.

No ambulatório, instalado no primeiro andar, estão a pediatria, neurologia, nefrologia, psicologia, odontologia, exames laboratoriais, raios-x, nutricionista, serviço social, vacina, enfermagem, sala para marcação de consultas, arquivo e área de espera.

Fardamento escolar

Pela primeira vez na história de Natal, os alunos da rede pública de ensino receberam o fardamento completo, incluindo a mochila e os pares de tênis, além de duas camisas com manga, duas calças ou duas bermudas e dois pares de meias. No kit escolar o aluno ainda tem direito a um fichário, caderno, lápis de cor, giz de cera, caneta, lápis grafite, borracha, régua, apontador, tesoura sem ponta, cola, pintura a dedo e massa de modelar.

CMEI

A prefeitura investiu ainda cerca de R$ 1 milhão na recuperação e/ou construção de 38 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), em melhorias para o Centro Municipal de Referência em Educação Aluísio Alves (CEMURE), nas obras de dois novos CMEIs e na reforma de escolas em todas as quatro zonas da cidade.

Agora, os CMEIs não se constituem em apenas creches, mas possuem o dever também de educar os recém-nascidos natalenses. Todos eles contam com salas de aula, brinquedoteca, área para recreação, banheiros adaptados e uma equipe de educadores infantis capacitados para a função.

Acompanhe o vídeo no endereço eletrônico: