Caravana da Saúde Escolar será lançada nesta terça-feira

A prefeita Micarla de Sousa e a secretária de Saúde Ana Tania Lopes Sampaio lançarão logo mais às 15 horas, desta terça (13), na Escola Municipal Estudante Emanuel Bezerra, no bairro do Planalto. a Caravana da Saúde Escolar

A Caravana da Saúde Escolar é um projeto dirigido à crianças, adolescentes e docentes da rede municipal de ensino, que tem por objetivo diagnosticar precocemente os distúrbios auditivos, vocais e visuais nos integrantes da rede municipal, visando a prevenção e a reabilitação da saúde auditiva, vocal e visual, além de promover e desenvolver ações com objetivos de diminuir os altos índices de repetência e evasão escolar e melhorar a qualidade de vida dos envolvidos.

O projeto visitará 67 escolas municipais e vai atender cerca de 51 mil estudantes, além de mais de 5 mil professores. A Caravana da Saúde Escolar conta com duas estruturas móveis, uma para atender a saúde vocal e auditiva e a outra para atender os problemas oftalmológicos. A equipe vai ser composta por oftalmologistas, otorrinos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, pedagogas e auxiliares de enfermagem.

Dentro do projeto, a assistente social e a pedagoga fazem uma mobilização uma semana antes da chegada da caravana na escola para mostrar a importância da visita e da participação de todos. A idéia de levar a saúde na escola é para garantir um melhor desempenho do alunado e principalmente torná-los cidadãos saudáveis para uma melhor qualidade de vida.