Conselho de Mobilidade Urbana aprova reajuste da tarifa abaixo da inflação

Depois da consulta e aprovação do conselho, a prefeitura autorizou o realinhamento das passagens de ônibus para o sábado (18)

O Conselho de Mobilidade Urbana de Natal aprovou um reajuste de 9,09% no preço das passagens de ônibus. A prefeitura acatou a decisão e a tarifa vai valer R$ 2,40 a partir de sábado (18). Formada por membros da sociedade civil com representantes estudantis, a entidade definiu por um aumento menor que a inflação de 15,54% acumulada nos últimos 28 meses, período em que ocorreu o último reajuste. O valor praticado é menor que o pedido pelas empresas de ônibus que era de R$ 2,75.

O aumento de R$ 0,20 foi aprovado depois da apresentação de um estudo sobre a tarifa feita por técnicos do Departamento de Estudos e Projetos da Semob durante reunião do Conselho de Mobilidade na última quarta-feira (8). A alta carga tributária e o reajuste do preço do combustível, que só em 2013 aumentou cerca de 10%, além da elevação das despesas de mão de obra com três reajustes salariais nestes 28 meses, motivaram a mudança da tarifa. A planilha com os custos foi aprovada pelos conselheiros e está disponível na internet.

Segundo os técnicos, uma das dificuldades para a formação do preço da passagem de ônibus está no alto valor do imposto cobrado no combustível pelo Estado. Em João Pessoa, onde a tarifa é  R$ 2,30, o ICMS do diesel é de 2%, enquanto em Natal a alíquota do ICMS é de 25%, a mais alta do país. O combustível representa quase 30% dos custos do sistema de transporte público.

Segundo a Secretária de Mobilidade Urbana, Elequicina dos Santos, houve nos últimos anos subsídios para a compra de carro particular com a redução do IPI, mas não houve com transporte público. “Uma das nossas lutas no Fórum de Secretários de Mobilidade do Brasil é pedir aos governos federal e estadual que subsidiem o transporte público para que seja possível praticar uma tarifa mais baixa”, disse.

Licitação

A Secretaria de Mobilidade Urbana trabalha nestes quatro meses de gestão para melhorar a qualidade do transporte público de Natal. Um dos objetivos é lançar, ainda neste ano, a primeira licitação do transporte da cidade, que deverá trazer melhorias na distribuição de linhas e na qualidade do serviço oferecido. Todo o processo licitatório será discutido com a sociedade em audiências públicas.

A Semob criará, ainda, uma central telefônica para receber denúncias e reclamações sobre o transporte público. A ideia é garantir que os trajetos e horários sejam respeitados para que o serviço seja prestado da melhor forma possível para o cidadão. Além disso, o órgão pretende reformar as paradas de ônibus existentes e construir 300 novos abrigos.

Outra melhoria que será implantada pela Semob será a volta das estações de transferência. Elas deverão operara partir do ano que vem e irão funcionar junto com o passe livre. A ideia é que beneficiem usuários que estão longe do destino para fazer a integração e os que não utilizam cartão de passagem.