SMS prepara Campanha de prevenção à Hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceira com a Secretaria Municipal de Educação, vem realizando oficinas com as Unidades Básicas de Saúde e as escolas municipais para a realização da Campanha de prevenção à hanseníase, que acontecerá junho próximo.

Segundo a coordenadora das ações programáticas em Saúde, enfermeira Clarissa Soares, estão sendo realizadas oficinas de capacitação com profissionais das Unidades Básicas, que irão às escolas fazer a capacitação dos professores.

“A partir de junho estaremos capacitando toda a rede de ensino para identificar manchas esbranquiçadas entre crianças de 5 a 14 anos para o atendimento. Caso seja identificado algum caso de hanseníase ou verminose, as Unidades Básicas de Saúde farão a administração da medicação, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, para os professores das escolas, com a autorização dos pais” disse Clarissa.

As verminoses, também conhecidas como lombriga e amarelão, são infecções no intestino provocadas por vermes ou parasitas.

A hanseníase é uma doença que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, as mãos e os pés. Se não for tratada, ela pode causar incapacidades ou deformidades nas mãos, nos pés, no nariz, nas orelhas ou nos olhos. A hanseníase é transmitida de pessoa a pessoa pela respiração, pode atingir adultos e crianças, mas tem tratamento e cura.