SMS promove Oficina sobre a saúde do trabalhador

“De que adoecem nossos trabalhadores” foi o tema de uma Oficina realizada na manhã desta terça feira (21), ás 9h, no IFRN da Cidade Alta, pelo Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES) da Secretaria Municipal de Saúde. O principal objetivo foi discutir uma política de saúde para o trabalhador da SMS.

A presidente da Junta Médica do Estado, Maria do Socorro Morais, proferiu uma palestra mostrando os principais agravos apresentados pelos profissionais que procuram a Junta Médica e traçou um diagnóstico para a criação de um Plano de Intervenção.

“A Secretaria Municipal de Saúde ocupa o primeiro lugar no ranking dos trabalhadores que mais adoecem no Estado, seguido dos trabalhadores da Secretaria Municipal de Educação. Hoje temos um problema muito relevante que é o fato de mais de 50% de prevalência de depressão nos profissionais de saúde, gerados principalmente pela falta de motivação e perspectiva. A SMS, através do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), está de parabéns por essa iniciativa”, disse Socorro.

O secretário de Saúde, Cipriano Maia, afirmou que a oficina é uma perspectiva de que a SMS possa contribuir para a melhoria da saúde do trabalhador, criando, com o apoio dos usuários, um ambiente mais saudável nas relações de trabalho.

“O reconhecimento dos trabalhadores é muito importante para a satisfação dos seus desejos e propósito de realização pessoal. Nós acreditamos que a ação humana é quem faz o diferencial para o trabalho como momento de satisfação e reconhecimento. Se atendemos aos outros temos que ser capazes de atender a nós mesmo para uma maior qualificação dos serviços oferecidos aos usuários”, disse.

A mesa redonda com o tema “De que adoecem nossos trabalhadores” teve a participação da diretora do Distrito Norte II, Ana Paula Queiroz; da chefe do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), Francisca Valda; da presidente da Junta Médica do Estado, Maria do Socorro Morais; da diretora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Liene Medeiros e da representante da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Claudia Formiga.

Na ocasião houve uma apresentação teatral relacionada ao tema do grupo de teatro Saúde Urgente, formado por agentes de saúde da Unidade de Saúde do bairro Nazaré. A programação segue até as 17h com a apresentação do Projeto Saúde e Movimento e a realização de trabalho em grupo.