Circuito histórico Cidade Alta-Ribeira leva conhecimento aos alunos da Escola Municipal Iapissara Ag

Uma manhã repleta de conhecimento com um clima leve e divertido. Foi nesse cenário que os alunos da Escola Municipal Iapissara Aguiar, do conjunto Panatis II, na Zona Norte, redescobriram a sua cidade.  Na última quarta-feira, 22 de maio, eles participaram do “Circuito Histórico Cidade Alta – Ribeira”, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), dentro do projeto do Pelotão da Cidadania, da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Ao todo, 33 crianças de duas turmas do 7° e 8º ano, com idades entre 13 e 14 anos, fizeram um circuito alternativo, adequado às condições do grupo, e receberam um exemplar da cartilha Circuito Histórico Natal, elaborada pela Semurb. Nela, eles podem encontrar informações sobre cada um dos pontos visitados, além de fotografias aéreas do local.

Os alunos iniciaram sua caminhada na Praça André de Albuquerque e foram destrinchando um pouco da história da cidade ao caminhar por monumentos históricos como a Igreja do Galo, o Memorial Câmara Cascudo, a Pinacoteca, entre outros. Quando os alunos pareciam cansados o historiador da Semurb, Luciano Capistrano, responsável pela elaboração do projeto, explicava a importância deles para que a história continuasse viva,

“Pode parecer cansativo, mas não é. Vocês serão propagadores da história, o folheto serve para que vocês possam convidar seus familiares e amigos para conhecer a cidadeé isso que queremos que vocês façam” explica Luciano.Por fim chegaram a Ribeira onde se despediram da equipe da Semurb.

De acordo com o historiador, a ideia do passeio histórico surgiu da necessidade de fazer com que os valores históricos de Natal fossem reconhecidos, para garantir que eles sejam relembrados e não sejam esquecidos pelas novas gerações. “Muitas vezes não conhecemos a nossa cidade, o bairro em que moramos, suas raízes, sua história. Enfim, Natal em sua fundação, o objetivo é fazer com que esses alunos sejam propagadores da história”, afirma.

Para a aluna Rafaela Farias, de 12 anos, que não conhecia a maior parte dos locais visitados, destacou que esta forma é mais fácil e divertida de aprender. “Estou aprendendo e sentindo orgulho da história da minha cidade, muito do que foi falado hoje eu não sabia”, conta.

O Circuito Histórico foi convidado á fazer parte do projeto do Pelotão da Cidadania, da Secretaria Municipal de Educação de Natal, tem como objetivo formar alunos multiplicadores de ações de cidadania, meio ambiente e protagonismo juvenil. O coordenador desse professor José Carlos Alves conta que esse método está dando resultado desde 2012, “na verdade, estaremos alcançamos um grupo muito maior, pois a nossa metodologia é aplicada toda em fatores multiplicadores, ou seja, o que este grupo aprende durante o projeto repassa para os colegas” explicou o professor.

Circuito Histórico

O circuito possui ao todo 28 pontos e se inicia na Praça André de Albuquerque, em Cidade Alta e termina na praça do Por do Sol, o Antigo Canto do Mangue, nas Rocas, passando por locais como a Igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação (Catedral Velha), Museu Café Filho, Palácio da Cultura, Solar Bela Vista, Teatro Alberto Maranhão, Grande Hotel, Rua Chile, Casa da Ribeira entre outros. Já estão programadasalguns outros circuitos. As instituições que quiserem participar do programa Circuito Histórico, podem ligar para a SEMURB e agendar com a equipe responsável.