SMS de Natal participa de Audiência Pública sobre redução da mortalidade materna

O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde, Ion Andrade, participou na manhã desta terça feira, às 9h, de uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Natal, com o tema “A redução da mortalidade materna e neonatal”, idealizada pelo Ministério Público, de propositura do vereador Sandro Pimentel.

A Audiência, realizada em alusão ao Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna (28 de maio), teve a participação do representante da Sesap, Luis Roberto Fonseca Leite; da professora da UFRN, Maria do Carmo Lopes; da promotora de justiça do Ministério Público, Iara Maria Pinheiro; do presidente do Sindicato de Ginecologia e Obstetrícia do RN (SOGORN), Reginaldo Antonio de Oliveira e da representante da Rede Cegonha, Acácia Cândido.
O secretário adjunto da SMS, Ion Andrade, afirmou que o tema é muito importante e merece uma atenção redobrada para que iniciativas sejam tomadas.

“Em meio a todas as dificuldades encontradas pela atual gestão quando assumiu a pasta, como o atraso dos honorários dos médicos, que sobrecarregou o Hospital Santa Catarina e a Maternidade Escola Januário Cicco, tivemos que devolver o atendimento do serviço. Hoje já temos mais de 50% da população coberta pela Estratégia de Saúde da Família e já incorporamos 60 médicos para dar uma maior qualidade ao atendimento às parturientes e inibir a mortalidade materna, esse horizonte deve vir a trazer a diminuição do número de óbitos.”, afirmou Ion Andrade.

A Promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Iara Maria Pinheiro, afirmou a existência de um acordo, ainda em andamento, entre as promotorias e a Secretaria Municipal de Saúde para qualificar a Atenção Materna nas Redes de Atenção à Saúde Materna nos hospitais.

Iara frisou a necessidade da vigilância do óbito materno infantil e neonatal; da prevenção primária; da formação profissional e das Redes de Atenção, além da valorização do técnico da SMS.

“O Ministério Público reconhece que a atual gestão, através do secretário de saúde, Cipriano Maia e do secretário adjunto, Ion Andrade, está comprometida com a Saúde na Rede. Esperamos em breve poder comemorar esse que é um avanço civilizatório. A coletividade precisa reconhecer que é uma violência encaminhar uma mulher para parir sem nenhuma condição”, declarou Iara.

Segundo o vereador Sandro Pimentel o Rio Grande do Norte tem 76% de óbitos de recém nascidos e 80% de óbitos maternos, por causas evitáveis.

“O desafio não pode ser apenas do Ministério Público, da Câmara Municipal de Natal, da Prefeitura, das Secretarias. O enorme desafio deve ser de todos nós que defendemos o direito à vida e sua gênese”, disse o vereador.