Obras da Rua Verde: Alameda Padre Sabino em Mãe Luiz começam nesta terça-feira

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, esteve na noite dessa terça-feira (28) no bairro de Mãe Luiza para assinar a ordem de serviço para o início das obras do projeto “Rua Verde: Alameda Padre Sabino. A solenidade de assinatura aconteceu na Igreja Nossa Senhora da Conceição e contou com a participação do secretário chefe do Gabinete Civil da Prefeitura, Sávio Hackradt, do secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcelo Toscano, do titular da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, Pe. Robério e do secretário adjunto de saúde de Natal e vice-presidente do centro pastoral, Ion Andrade. Estão previstos investimentos na ordem de R$ 613 mil reais, recursos oriundos do fundo municipal de Meio Ambiente. A construtora responsável pelos trabalhos garantiu que vai instalar o canteiro de obras nesta quarta-feira (29), tendo um prazo de seis meses para finalizar o serviço.

O projeto prevê a urbanização das áreas laterais da Igreja de Nossa Senhora da Conceição com conceitos de sustentabilidade utilizando as limitações e recursos disponíveis, economizando, conservando, reusando e reciclando.   A alameda com área de 2.017,29 m² e com 228,91m de extensão vai contar com área de eventos, parque infantil, mini-largo, mesas com jogos de tabuleiros, bicicletário, iluminação de baixo consumo de energia, piso permeável e estacionamento, tudo atendendo a NBR 9050/2004 de acessibilidade. Além disso, todo o espaço ganhará calçadas acessíveis e mesas em forma de trevo e novas árvores florais. E para a feira livre, que acontece uma vez por semana ao lado da igreja, será disponibilizado um largo com piso permeável e bancas seguindo o padrão projetado pela secretária municipal de Serviços Urbanos (Semsur) junto ao Ministério Público.

Carlos Eduardo não escondeu de ninguém a surpresa de estar na comunidade para iniciar a obra em tão pouco tempo de governo, em virtude da situação financeira do município. Ele creditou a realização do projeto a determinação e empenho da equipe técnica da Semurb que trabalhou em tempo recorde para viabilizar esse sonho antigo da população de Mãe Luiza. O prefeito também se lembrou do Padre Sabino Gentille que dará nome a futura alameda, destacando a sua luta incansável por melhorias para o bairro. O chefe do executivo municipal foi enfático ao elencar os benefícios que o novo espaço irá trazer para a região: “Esse projeto vai promover integração, qualidade de vida e bem estar para a comunidade, valorizando a autoestima dos moradores de Mãe Luiza”, disse. O prefeito determinou ainda que no dia da entrega dessa primeira etapa da obra, prevista para novembro, a Prefeitura do Natal assine a ordem de serviço para a complementação do projeto que prevê a realização de melhorias em toda a extensão da Avenida João XXIII.

O pároco de Nossa Senhora de Lourdes, Pe. Robério, falou em nome da comunidade e louvou a iniciativa do poder executivo municipal. Ele recordou que o projeto envolveu muita discussão entre a população e os órgãos responsáveis e aquele momento de assinatura da ordem de serviço representava muito para toda a população de Mãe Luiza que carece muito da atenção do poder público: “Quero agradecer a sensibilidade da nova gestão que entendeu a necessidade do bairro e colocou esse projeto como prioridade de governo”, finalizou.