As crianças do Núcleo de Ação Social (NAS) Dom Bosco, protagonizaram no primeiro sábado deste mês (10), uma tarde de apresentações culturais no Norte Shopping. O NAS Dom Bosco é um dos dez no município encarregado de desenvolver as atividades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), sob coordenação da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). A iniciativa deu início às homenagens ao Dia da Criança, 12 de outubro.
Das 280 crianças que o Centro Educacional Dom Bosco atende através do Peti, 45 delas estiveram presentes no evento divulgando para o público as atividades que o núcleo desenvolve. Durante o evento, foram feitas apresentações temáticas de dança, com enfoque na paz e no meio ambiente, capoeira e música, com a banda executando clássicos do forró, MPB e música infantil. Na ocasião também teve a presença do Programa Projovem, que fez pinturas em rosto, escultura em balão, teatro de fantoches, músicas infantis e apresentação com palhaços.
Após a pausa para o feriado, a programação foi retomada e segue até o próximo dia 16, com palestras para os adolescentes sobre sexualidade, ministradas pela enfermeira do posto de saúde do Gramoré, sorteio de brindes, distribuição de lancheiras e apresentações culturais no período da manhã e da tarde. “Em parceria com o Projovem montamos um cronograma de atividades recreativas para nossas crianças. Queremos celebrar essa fase maravilhosa que é a infância”, conta a coordenadora do NAS Dom Bosco, Lourdes Pacheco.
O Centro Educacional Dom Bosco assiste ainda outras 120 crianças carentes, desenvolvendo atividades de apoio pedagógico, esportivas e artísticas. Para combater a desnutrição e ajudar a manter um bom nível de aprendizagem, a instituição também oferece reforço alimentar.
O Peti combate todas as formas de trabalho infantil e, para cada criança ou adolescente inserido no programa, as famílias recebem uma bolsa de R$ 40,00 (para as áreas urbanas) ou R$ 25,00 (para as áreas rurais). Entre as atividades realizadas que fazem parte da jornada ampliada estão as oficinas de artes plásticas, artes cênicas, música, prática de esportes e recreação, oficinas de cidadania e reforço escolar. Além disso, o Peti também promove um trabalho de conscientização com as famílias sobre os direitos das crianças e adolescentes, encaminhando-as para o Programa Bolsa Família e demais serviços da rede de proteção social.