São João é comemorado nos CMEIs de Natal

O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas e bandeirinhas. A festa de São João brasileira é típica da região Nordeste. E é nesse contexto que os centros municipais de Educação Infantil (CMEIs) e as escolas municipais de Natal promovem as festas juninas com a participação dos alunos, pais, professores e toda a comunidade escolar.

Na última sexta-feira (21), o CMEI Professora Antônia Fernanda Jalles, localizado no bairro Pitimbu, conjunto Cidade Satélite, realizou o “2º Arraiá da Nanda 2013” para 244 crianças. Alegria e animação não faltaram para alunos e pais.

O CMEI foi decorado com barracas da pescaria, das argolas, cestinhas juninas e muita comida típica. Os alunos ainda brincaram bastante com chumbinhos e no pula-pula. As crianças divididas por salas apresentaram danças e músicas relativas ao mês de junho. O rei e a rainha foram escolhidos em um desfile, além da quadrilha improvisada.

A gestora do CMEI Fernanda Jalles, Danielle Queiroz Cunha, fala da importância de trabalhar o tema São João com os alunos. “Nosso projeto chamado “Cultivando valores na Educação Infantil: onde tudo começa”, trabalha o resgate de valores, o respeito individual de cada cidadão e a cultura do NE”, disse.
E Viva São João! Esse era o “grito de guerra” dos alunos do CMEI Claudete Maciel, também no conjunto Cidade Satélite, palco de mais uma festa junina na sexta-feira (21). Cerca de 270 crianças, entre quatro meses e seis anos, se divertiram com muitas músicas, apresentações, brincadeiras e comidas típicas.
A aluna Sofia de Carvalho foi coroada como Rainha do Milho e Ian Tales recebeu a coroa de Rei. Os pais e funcionários do CMEI participaram da quadrilha improvisada.

A diretora do CMEI Claudete Maciel, Maria Marilda Alves, afirma que durante os festejos juninos também trabalha o lado pedagógico com os alunos. “Nos ensaios a criança desenvolve a linguagem oral, participa da integração com os demais colegas e perde a timidez, tudo isso ajuda na aprendizagem”. E para a vice-diretora, Nadja Sabrina Duarte, essa é a festa mais animada do ano. “Trabalhamos o resgate da cultura nordestina e o envolvimento com toda a comunidade escolar”, completou.

No CMEI Maria Luiza Santos de Souza, em Cidade Satélite, aconteceu o “IV Arraiá da Sinhá Luíza”, para 71 alunos entre três e cinco anos. A coordenadora Juliana Santos Pandolphi, afirma que a escola desenvolve o projeto São João porque é uma data importante para o Nordeste e representa a cultura desse povo.

A mãe do pequeno Gustavo Pinheiro de Sousa, de cinco anos, Maria de Fátima Pinheiro dos Santos, afirma que sempre prestigia as festas do CMEI Maria Luiza. “Fico muito emocionada sempre que vejo meu filho participando das apresentações culturais. A festa está linda”, disse.